Indivíduo com formação específica para proceder à auditoria de edifícios, preparar cadernos de encargos de construção de edifícios, preparar contratos com construtores, supervisionar obras de construção, de reparação ou de restauro e outros trabalhos com esses relacionados, dependendo da relação contratual estabelecida.
Exame às contas e respectivos documentos de suporte, com vista a um parecer sobre a situação económico-financeira de um determinado património. Auditoria Jurídica: serviços de apoio e assessoria com função de consulta, estudo e parecer sobre questões jurídicas.
Exame de um edifício por um auditor de edifícios ou outro técnico com formação equivalente com o fim de se proceder a uma análise do estado de um edifício. Essa análise poderá ser de âmbito geral ou específco, dependendo das instruções dadas ao auditor. Poderá cobrir, no todo ou em parte, questões como segurança, estabilidade, eficiência, economia de utilização ou grau de facilidade de manutenção do edifício em análise.
Sala de leitura e recitação pública na Roma antiga. Sala de uso polivalente destinada a conferências, comunicações, espectáculos de teatro e música, equipada com variados meios de suporte audiovisual. A sua concepção é sempre comandada por uma boa resolução da acústica e da relação visual do público com o palco de actuação.
Pessoas colectivas para administração local dos interesses das pessoas residentes nas suas circunscrições. São as Freguesias, Municípios e as Regiões Administrativas, para o Continentes; nas ilhas, são apenas as Freguesias e os Municípios.
Registo do valor dos trabalhos executados numa obra num dado período em análise, traduzido por quantidades realizadas.
O programa de incentivos ao auto-acabamento foi aplicado às habitações em que se presumia que a ocupação se fizesse previamente à sua conclusão, podendo, nestas condições, a respectiva câmara conceder a licença provisória de utilização do fogo. A câmara pode apoiar técnica e financeiramente as familías para a construção da parte do fogo não executada, competindo aos ocupantes prosseguirem com os trabalhos finais.
Modalidade de construção em que as famílias ou pessoas interessadas tomam a iniciativa de construir ou coordernar a edificação da sua habitação, aproveitando normalmente determinadas épocas do ano, férias, fins-de-semana e horas livres, com a colaboração da familía, vizinhos, etc., de forma a reduzir os custos finais da construção.
Estrutura rodoviária destinada ao tráfego rápido, com separação de correntes de tráfego, acessos condicionados, e sem cruzamentos de nível.
Neologismo que traduz as múltiplas vias que os países e as pessoas dispõem para comunicar entre si, utilizando as modernas tecnologias de informação, como é o caso da internet.
![]() |
©2025. Todos os direitos reservados Termos de uso Declaração de privacidade Copyright |
Siga-nos no![]() |