São casas construídas duas a duas, normalmente com as mesmas divisões, porém invertidas. Têm uma das paredes laterais unida à outra casa. Essa parede pode pertencer, em comum, às duas casas.
Descrição Edifício tipicamente brasileiro, residência dos grandes proprietários rurais das plantações de cana de açúcar do Nordeste e, mais tarde, das plantações de café do Rio de Janeiro e S. Paulo. Constitui uma tipologia arquitectónica emblemática de todo o sistema sócio-económico ligado aos latifúndios e à utilização intensiva de mão-de-obra.
O mesmo que casa de morada de família.
Designação amplamente divulgada nos trabalhos teóricos do arquitecto Raul Lino, em particular na sua publicação datada de 1933 com o título Casas Portuguesas. Enaltecendo as qualidades da casa simples que se construía um pouco por todo o país na segunda metade do século XIX, dela extraíu princípios básicos relativos à organização espacial, aos aspectos construtivos e decorativos que deveria compor a moderna casa portuguesa.
Casa situada no campo, servindo de habitação a quem trabalha no sector agrícola.
Programa comunitário, criado em 1992, que permitiu seleccionar 49 projectos de arquitectura destinados a transformar ou a construir edifícios que explorem ao máximo a energia solar.
Alojamentos particulares de apoio ao turismo que sejam moradias e se situem em aldeias históricas, em áreas protegidas, como tal classificadas nos termos legais, ou se incluam em itinerários turísticos e culturais incluidos em projectos integrados de desenvolvimento regional ou local, reconhecidos de interesse turístico pela Direcção Geral de Turismo.
Habitações cedidas pelo Estado para uso dos funcionários públicos durante o exercício da respectiva função. O exemplo mais característico é o das casas dos magistrados (Lei nº 21/85 e Lei nº 47/86).
O nº1 do artº 1673º do Código Civil determina que os cônjuges devem escolher de comum acordo a residência familiar, atendendo nomeadamente às exigências da sua vida profissional e aos interesses dos filhos e procurando salvaguardar a unidade da vida familiar.
Estabelecimento autorizado a emprestar dinheiro recebendo como garantia do seu crédito qualquer objecto. As casas de penhores, conhecidas vulgarmente por prego, têm grandes tradições em Lisboa e Porto. A elas recorrem normalmente as pessoas com dificuldades económicas, dos mais variados estratos sociais, nomeadamente, vendedores ambulantes que, devido à natureza da sua actividade profissional, passam por períodos de depressão económica.
![]() |
©2025. Todos os direitos reservados Termos de uso Declaração de privacidade Copyright |
Siga-nos no![]() |