Organizações de apoio à indústria, constituídas pela associação de empresas industriais e/ou respectivas associações com serviços públicos com atribuições neste domínio. Um dos objectivos fundamentais dos Centros Tecnológicos é o de prestarem apoio às PME (pequenas e médias empresas), particularmente no que concerne à resolução de problemas de natureza técnica e tecnológica, e proceder a ensaios e análises laboratoriais de caracterização de matérias primas, produtos e equipamentos.
Aglomerados urbanos com estatuto de cidade. Refere-se, por vezes, como as zonas centrais das cidades e, nomeadamente, das metrópoles, por relação com as suas periferias, de onde surge o conceito de centralidade urbana.
Conjuntos edificados cuja homogeneidade permite considerá-los como representativos de valores culturais, nomeadamente históricos, arquitectónicos, urbanísticos ou simplesmente afectivos, cuja memória importa preservar, competindo às câmaras municipais a sua identificação, após parecer das entidades com competências específicas nas áreas que concorrem para a sua qualificação e delimitação.
Indústria da fabricação de produtos de barro cozido.
Muro que fecha um recinto. Local povoado cercado por uma paliçada.
Limite de altura de um edifício, no alçado que se insere numa rua ou praça. Molde para o talhe das pedras, madeira, corrimento de molduras, etc.
Movimento nascido após o 25 de Abril por iniciativa de pais, professores e pessoas interessadas na procura de soluções para os problemas das crianças com deficiência mental a vários níveis. Existem, em Portugal, 48 Cercis com cerca de 17 000 cooperadores que prestam serviços a cerca de 500 utentes. As suas áreas de actividade correspondem às seguintes valências: educação especial, centros de actividades ocupacionais, formação profissional e pré-profissional, emprego protegido, apoio domiciliário e estimulação precoce.
Documento expedido pelo oficial ou servidor do cartório de registro de imóveis, a requerimento de qualquer pessoa, relativo ao que constar nos assentos feitos.
Documento emitido pela Conservatória do Registo Predial, para atestar a situação em que o imóvel se encontra (quem é o proprietário, se está hipotecado, etc.). Tem validade de 6 meses e não pode ser renovada.
Trata-se de uma fotocópia da inscrição matricial validada pelo selo branco da Repartição de Finanças.
![]() |
©2025. Todos os direitos reservados Termos de uso Declaração de privacidade Copyright |
Siga-nos no![]() |