Falta de coesão e de dureza de um estuque por insuficiente hidratação durante a aplicação. Também designada por «pulverização».
Acção de desapossar legalmente alguém da propriedade de um bem, quer por penhora, quer por motivo de utilidade pública e, neste último caso, mediante justa indemnização.
Extinção de direitos reais sobre bens imóveis, promovida pelo Estado, mediante justa indemnização compensatória, transferindo-os para o património de entidade que prossiga fins públicos, atenta a conveniência de utilização desses bens para fins específicos de utilidade pública.
Regime Legal que prescreve as normas a que devem obedecer as expropriações (Decreto-Lei nº 438/91, de 9 de Novembro).
No betão: Separação da água da mistura não endurecida. Nas tintas: Processo de difusão de uma substância colorida através da camada de tinta ou verniz, do interior para o extrerior, produzindo manchas ou descolorações não desejadas. Transferência de produtos solúveis de materias de impermeabilização de coberturas impregnadas de betume, em água de cal, causando manchas nas faces interiores de lajes de betão de coberturas.
Zona superior de um arco, abóbada ou laje. Divisória de dois pisos de uma construção. Linha externa de um troço curvo de uma via de comunicação.
É a unidade funcional básica da ecologia. O sistema ecológico é o conjunto, em funcionamento, de comunidades biológicas (compostas elas próprias por populações de organismos) e do seu meio-ambiente não-vivo, interagindo para promover trocas de matéria entre as partes. Um ecossistema tem quatro componentes: 1 - as substâncias abióticas (compostos básicos inorgãnicos e orgânicos do meio-ambiente - rochas, minerais, lamas, lavas, etc.); 2 - produtores, organismos que se alimentam a partir de substâncias inorgânicas simples e da luz (plantas verdes); 3 - consumidores, organismos que se alimentam pela ingestão de outros ou de matéria orgânica (animais); 4 - decompositores, micro-organismos saprófitas (bactérias, fungos) que decompõem substâncias complexas dos protoplasmas mortos, absorvem parte dos produtos complexos e libertam substâncias simples, reutilizáveis pelos produtores.
A actividade ou o resultado da construção, reconstrução, ampliação, alteração ou conservação de um imóvel destinado a utilização humana, bem como de qualquer outra construção que se incorpore no solo com carácter de permanência.
Construção independente, coberta, limitada por paredes exteriores ou paredes meias que vão das fundações à cobertura, destinada a servir de habitação (com um ou mais fogos/alojamentos) ou outros fins.
Edifícios em que são optimizadas as energias renováveis, através da aplicação de tecnologias solares, activas e passivas, aproveitando a exposição solar existente, com o objectivo de obter dentro dos edifícios o maior conforto térmico e ambiental, atenuando os encargos com a aplicação das energias convencionais.
![]() |
©2025. Todos os direitos reservados Termos de uso Declaração de privacidade Copyright |
Siga-nos no![]() |