casas para venda

Glossário

Página Inicial » Glossário

Instituto do Consumidor

O Instituto do Consumidor tem por missão salvaguardar os direitos dos consumidores. Para tal, desenvolve as seguintes acções: análise do mercado, produtos e serviços e seu impacto nos consumidores; elaboração de propostas de legislação que proteja os interesses dos consumidores; participação na definição e harmonização das políticas de protecção dos consumidores, tanto no quadro comunitário, como no contexto da globalização dos mercados; apoio aos consumidores individuais, através da prestação de informação, recepção e encaminhamento de reclamações, disponibilização de um centro de documentação e edição da revista informativa O Consumidor; realização de campanhas de informação e sensibilização, promoção de acções educativas e formativas e desenvolvimento de material didáctico e pedagógico; defesa dos interesses colectivos dos consumidores, através da colocação de acções em tribunal; apoio à criação de centros de arbitragem de conflitos de consumo; apoio às organizações de consumidores; colaboração com o poder local na criação de mecanismos de informação e mediação de conflitos; análise, acompanhamento e fiscalização da publicidade.

Instrução do processo

Procedimentos necessários para que o julgamento tenha lugar.

Integração

Participação de um grupo social minoritário no funcionamento da sociedade em que se encontra inserido, mantendo, no entanto, as suas características culturais. Adequação dos comportamentos individuais aos que são exigidos pelo grupo social. Integração não é sinónimo de assimilação. A integração é um processo mais ou menos lento, individual ou colectivo, que corresponde à adaptação a um novo modus vivendi próprio de um colectivo que não é o seu de origem. A pessoa sente-se integrada quando efectuou um percurso que lhe permite incluir-se no novo conjunto. Ao contrário da assimilação, a inclusão na nova cultura não implica uma exclusão da cultura-mãe, antes uma conjugação das duas culturas, uma tentativa de as aproximar. Ao tentar aproximá-las, o sujeito-actor aproxima-se da cultura autóctone, sem neglicenciar a de origem. A integração significa, assim, uma combinação de elementos das duas, podendo , por isso, ser enriquecedora para o indivíduo, sem ser traumatizante. Para que a pessoa esteja integrada não basta sentir-se como tal; tem também de ser aceite pelo grupo receptor, de maneira que os seus elementos sintam que ela está em harmonia com eles e actuem como reconhecendo-a realmente pertença desse grupo.

Inventário

Acção com processo especial, regulado nos artigos 1326º e segs. do Código Civil, e que tem por finalidade distribuir, segundo certas regras legais (por ex., as leis sucessórias), um dado património por determinadas pessoas, pondo termo à comunhão.

IPCA

Índice de Preço ao Consumidor Amplo Nos contratos para aquisição de imóveis podem ser adotados diversos índices, entre eles o IPCA (índice de preço que pode ser pactuado tanto na fase de construção como após a entrega das chaves).

IPSS

Instituições Particulares de Solidariedade Social. Organizações da economia social, sem fins lucrativos, constituídas por iniciativa de particulares e que visam produzir bens e serviços em benefício das populações ou de grupos mais carenciados da sociedade portuguesa, nomeadamente os pobres, os idosos e inválidos, as crianças e jovens em situações especiais, etc. Para isso as IPSS podem criar estabelecimentos para prestação de cuidados de medicina preventiva, curativa e de reabilitação, escolas para educação e formação profissional, e recorrer aos programas de construção ou aquisição de habitação a custos controlados, para venda ou arrendamento, nas mesmas condições das câmaras. As IPSS podem revestir quer a forma de associações (associações de solidariedade social, associações voluntárias da acção social ou associações de socorros mútuos) quer a forma de fundações de solidariedade social.

IPTU

Imposto Municipal sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana. A base de cálculo para a cobrança é o valor venal do imóvel (valor de venda do bem, que leva em consideração a metragem, a localização, a destinação e o tipo do imóvel). Em casos de aluguel, o proprietário é quem tem o dever de pagar o IPTU. No entanto, pode ser convencionado no contrato de locação, que o Imposto será pago pelo inquilino, ou ainda que ele vá reembolsar o proprietário.

ICNB (Instituto de Conservação da Natureza e da Biodiversidade)

Em Portugal, a política de conservação da natureza adquiriu expressão visível na década de 70, momento em que foi publicada a Lei nº 9/70, de 19 de Junho, fundamental para a criação de Áreas Protegidas. Após o 25 de Abril de 1974, o Decreto-Lei nº 550/75, de 30 de Setembro,organizou a Secretaria de Estado do Ambiente e criou o Serviço Nacional de Parques, Reservas e Património Paisagístico (SNPRPP), organismo dotado de personalidade jurídica e autonomia administrativa e financeira, antecessor do ICN. Já nos anos 80, foi criado, através do Decreto-Lei nº 49/83, de 31 de Janeiro, o Serviço Nacional de Parques, Reservas e Conservação da Natureza (SNPRCN) cuja lei orgânica foi aprovada pelo Decreto Regulamentar nº 3/86, de 8 de Janeiro. Em 1993, foi aprovado, através do Decreto-Lei nº 19/93, de 23 de Janeiro, o novo regime jurídico de classificação de Áreas Protegidas e criado - Decreto-Lei nº 193/93, de 24 de Maio - o Instituto da Conservação da Natureza (ICN). Em 2007, tendo em conta a lei orgânica do Ministério do Ambiente, do Ordenamento do Território e do Desenvolvimento Regional (MAOTDR) - Decreto-Lei n.º 207/2006, de 27 de Outubro - foi decidida a manutenção e reestruturação do Instituto da Conservação da Natureza (ICN), refundado com a componente da Biodiversidade e redenominado Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade (ICNB) - Decreto-Lei n.º 136/2007, D.R. n.º 82, Série I de 2007-04-27. A Portaria nº 530/2007, de 30 de Abril aprova os Estatutos do ICNB.

Identidades sócio-culturais

Conjuntos de dispositivos dos atributos sociais e culturais articulados, em relação aos quais os indivíduos se identificam, a partir dos quais se referenciam e classificam e face aos quais exprimem um sentimento de pertença. Os indivíduos com uma mesma identidade sócio-cultural partilham de atributos sócio-culturais comuns. As identidades resultam sempre dos processos interactivos e como tal apenas existem por relação , comparação, demarcação e afirmação de distinção e diferença. Uma identidade sócio-cultural é sempre o resultado da complexa relação entre a imagem que o eu tem de si próprio e pretende transmitir de si ao outro e a imagem que esse outro formula do primeiro no decorrer dos processos interactivos.

IEFP (Instituto do Emprego e Formação Profissional)

O Instituto do Emprego e Formação Profissional, IP constitui-se como o serviço público de emprego nacional e tem como missão promover a criação e a qualidade do emprego e combater o desemprego através da execução das políticas activas de emprego e formação profissional. O IEFP, criado em 1979, é um Instituto Público com autonomia administrativa e financeira, Tutelado pelo Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social. Para cumprimento da sua missão dispõe de serviços desconcentrados e de uma estrutura que apoia todos os seus utentes no território nacional.

1...3456789101112...17
Imóveis
Arrendamento e Férias
Escritórios e Lojas
Armazéns e Lotes Industriais
Imóveis para Rendimento
Quem somos
Parceiros
Contacte-nos
 
Empreendimentos
Casas para Venda
Imóveis para Rendimento
Casa Express Tv
Agentes Imobiliários
Software de Gestão Imobiliária e CRM
Notícias
Glossário
CasaExpress ©2024. Todos os direitos reservados
Termos de uso
Declaração de privacidade
Copyright
Siga-nos no
Facebook CasaExpress