Aplicação de uma camada de determinado produto ou preparado, geralmente de tinta, sobre uma superfície.
Ciência que tem por objecto o estudo das populações e colectividades humanas, com base em informação estatística, avaliando e caracterizando a sua composição e evolução sob diferentes aspectos: estrutura por sexo e etária, natalidade, mortalidade, migrações, fecundidade, fertilidade, formação de agregados familiares e seu tamanho médio, etc.
Desmantelamento ou destruição duma construção. Processo de desmantelamento e remoção de estruturas existentes, normalmente com o objectivo de total «renovação» ou «substituição». Refere-se normalmente à totalidade da estrutura, não a parte dela.
Rácio que expressa a quantidade de fogos ou pessoas por uma unidade de área que será o hectare (para questões urbanísticas) ou o quilómetro quadrado (para questões de âmbito regional ou nacional). Pode considerar-se baixa uma densidade habitacional de 3 fogos por hectare, média uma densidade de 100 fogos por hectare e alta uma densidade igual ou superior a 250 fogos por hectare. Pode-se transferir os valores numéricos da densidade habitacional para densidade populacional aplicando o factor 2,8 (dimensão média da família em Portugal).
Intensidade do povoamento expressa pela relação entre o nº de habitantes e a superfície do território (nº de habitantes por quilómetro quadrado).
Declaração feita por um dos contraentes, no decurso da execução de determinado contrato e normalmente antes de decorrido o prazo previsto para a sua duração, de que não pretende a continuação ou a renovação do mesmo contrato.
Dependências do fogo são os espaços privados periféricos desse fogo - tais como as varandas, os balcões, os terraços, as arrecadações em cave ou em sotão (nos edifícios multifamiliares) ou em corpos anexos, e os logradouros pavimentados, telheiros e alpendres (nos edifícios unifamiliares) - espaços esses exteriores à envolvente que confina o fogo.
Elemento do agregado familiar com menos de 25 anos que não tenha rendimentos e que, mesmo sendo maior, possui comprovadamente qualquer forma de incapacidade permanente ou seja considerado inapto para o trabalho ou para angariar meios de subsistência. (alinea b) do nº 1 do art. 3º do Dcreto-Lei nº 166/93 de 7 de Maio)
Diminuição do valor de um activo imobiliário causada por um número indeterminado de factores, sendo os mais relevantes a deterioração física, a obsolescência (funcional ou outra), ou a alteração negativa da envolvente (urbanística, económica ou outra).
Deslocamento vertical relativo de uma parte do elemento em relação a outra.
![]() |
©2025. Todos os direitos reservados Termos de uso Declaração de privacidade Copyright |
Siga-nos no![]() |