Arte ou ciência de governar um estado. Sistema particular de governo. Exercício do poder organizado com vista a uma acção específica; modo de dirigir os assuntos sectoriais de um Estado. Orientação ou conjunto de directrizes que regem a actuação de uma pessoa ou entidade.
Local do envelope do edifício onde é mais fácil e directa a transmissão do calor.
Separação e expulsão de pequenas porções da superficie do elemento, com forma cónica, relativamente rasa, devido a pressão interior . Pequenos: <10mm de diâmetro; médios: 10 - 50mm; grandes: >50mm.
A relação, normalmente expressa em percentagem, do volume de vazios num material sobre o volume total do material, incluindo os vazios.
Elemento exterior ou interior em madeira ou alumínio que possibilita o obscurecimento total das janelas e das portas que existe nas fachadas e nos pavimentos para absorver as variações térmicas.
Estrutura contínua constituída principalmente por barras horizontais e verticais.
Produto natural ou artificial constituído essencialmente por sílica e alumina que, apesar de não ter por si só propriedades aglomerantes e hidráulicas, contém constituintes que às temperaturas ordinárias se combinam, em presença da água, com o hidróxido de cálcio e com os diferentes componentes do cimento, originando compostos de grande estabilidade na água e com propriedades aglomerantes.
Período durante o qual se vai reembolsar o empréstimo, ou seja, intervalo de tempo entre a concessão do empréstimo e a extinção da dívida.
Período estabelecido na lei que enquadra o tipo de empréstimo.
Aviso ou advertência prévia para algo que se pretende comunicar (por ex. documento que deve ser entregue pela entidade trabalhadora, antes da execução de uma greve, à entidade patronal).
![]() |
©2025. Todos os direitos reservados Termos de uso Declaração de privacidade Copyright |
Siga-nos no![]() |