O termo paradigma vem da linguística. Passou da linguística para a gramática, daí para a linguagem em geral e entrou nas Ciências Sociais, onde tem a acepção de modelo ou matriz, de algo que serve de referência. A sua carga semântica é forte, pois liga-se à norma, ao conjunto de regras que regem determinada situação ou grupo, destinando-se a servir de exemplo, por forma a ser imitado. A qualidade do paradigma reside em possuir qualidades ou características que façam dele um tipo e o seu objectivo é ser reproduzido.
Membro da mesma família, mas não em linha directa ou recta. (sobrinho e tio são parentes colaterais). Ver parentes ou afins na linha recta.
Cada uma das pessoas ligadas pelo vínculo da ascendência ou descendência (avô e neto são parentes de linha recta).
Espaço de divertimento, lazer e aprendizagem projectado para as crianças.
Espaço com funções de recreio, lazer, desporto, integrando espaços verdes, que se situa geralmente na cidade ou cintura desta e que está preparado para a frequência de todos os escalões etários.
Pessoa física ou moral, singular ou colectiva, que participa num acto jurídico. As partes são, pois, as pessoas que requerem ou contra quem é requerida a decisão judicial para que tende o processo, sendo titulares dos interesses em conflito.
O processo apresenta-se como, pelo menos, bilateral, envolvendo duas partes contrapostas: parte activa, autor, demandante, ou requerente, exequente (em processo executivo); parte passiva, réu, demandado ou requerido, executado. Ver parte. Ver processo executivo.
Áreas construídas destinadas a garagem individual ou lugar de estacionamento em garagem colectiva e a arrecadação ou arrumos, que constituam parte integrante ou estejam afectas ao uso exclusivo da habitação e respectivos acessos.
As partes do prédio de utilização comum aos condóminos.
As enunciadas no artigo 1421.º do Código Civil.
![]() |
©2025. Todos os direitos reservados Termos de uso Declaração de privacidade Copyright |
Siga-nos no![]() |