Processo através do qual os indivíduos e os grupos sociais com identidades específicas tomam posse, não necessariamente económica e jurídica, de um determinado espaço. Trata-se, de algum modo, de uma forma de marcação dos territórios que os indíviduos e os grupos sociais efectuam, por vezes não conscientemente, sendo fundamentais nas práticas e representações na vida quotidiana e que fazem com que determinados espaços públicos, o seU uso e usufruto, sejaM determinantes nas identidades sócio-culturais pessoais e de grupo.
Trata-se da trasnferência para o habitat do processo social de apropriação do espaço. A opção do tipo de habitat e pela sua localização presidem a um tal processo nos grupos sociais em que essa capacidade de opção existe. O modo como o espaço de habitat é apropriado inclui a distribuição dos equipamentos, objectos e mobiliário e a própria distribuição dos membros do grupo doméstico pelos compartimentos, dos usos quotidianos de cada compartimento, os quais, por sua vez, dependem do estatuto social, etário e familiar e das identidades sócio-culturais dos membros do grupo doméstico.
Sistema de aquecimento de habitações e espaços públicos através de um aparelho irradiador, em que o calor é obtido pela circulação de água, aquecida (centralmente) numa caldeira, que queima madeira, carvão, gás ou fuel.
A aquisição de terreno obriga sempre a que haja um projecto de construção aprovado (a executar até 2 anos após a realização da escritura de aquisição do terreno).
Designação dada ao sistema energético destinado à climatização de edifícios, que utiliza aquecimento ou arrefecimento, com ou sem desumidificação, por forma a assegurar o conforto no seu interior.
Realização de uma diligência (exame, vistoria ou avaliação) por peritos nomeados que prestam ao tribunal informações de facto.
Parecer, sentença, juízo, opinião de juiz arbitral ou árbitro.
Resultado da acção de plantar árvores. Em contexto urbano, diz-se que foi ou é arborizado tanto uma rua como um parque ou jardim que tenham árvores neles plantados.
Conjunto de aberturas ou vãos numa parede ou muro com forma de arco. Conjuntos de arcos que suportam o tecto ou uma abóbada.
O mesmo que contrapadieira
![]() |
©2025. Todos os direitos reservados Termos de uso Declaração de privacidade Copyright |
Siga-nos no![]() |