O desenvolvimento que satisfaz as necessidades da geração presente sem compromoter a capacidade de atender às necessidades das futuras gerações.
Processo de crescimento e mudança de uma cidade ou aglomerado urbano. Noutro sentido, refere-se à tematização e eventual aplicação de políticas urbanas que permitam uma melhoria de condições urbanísticas e de qualidade de vida da cidade ou dos aglomerados urbanos.
Em contexto urbanístico, o termo designa o gradual desaparecimento do uso residencial, ou seja, da população residente, em áreas grandes de uma cidade, fenómeno que normalmente acompanha a terciarização selvagem, ou seja, o crescimento desregulado do uso terciário (escritórios, fundamentalmente) nessas mesmas áreas. Os centros e sub-centros das cidades contemporâneas são os locais em que é mais corrente este fenómeno, que acarreta uma generalizada falta de vida urbana em certos períodos do dia e do fim-de-semana, com diminuição da segurança nas ruas e do prazer do convívio citadino. É um facto que, na maior parte dos casos, o mercado sozinho não consegue promover a tão desejada mistura de usos. Não podendo os vários usos estar constantemente presentes no mesmo espaço e ao mesmo tempo, há, portanto, que saber gerir uma certa dose de desertificação, que deverá ser controlada por processos de planeamento, para minimizar os efeitos negativos na área afectada.
Erosão excessiva pelo uso (revestimentos de pisos).
Deterioração por separação em pequenos fragmentos, por qualquer razão.
O autor pode, em qualquer altura, deisitir de todo o pedido ou de parte dele, extinguindo-se com a desistência do pedido o direito que se pretendia fazer valer, que assim não pode voltar a ser invocado.
Desocupação compulsiva de um imóvel arrendado por decisão de entidade administrativa (Câmara Municipal).
Desocupação compulsiva de um imóvel arrendado por decisão judicial.
Conjunto de gastos que o proprietário e/ou o utilizador de uma habitação deverá suportar para garantir a sua utilização normal , como, por exemplo, a amortização e os juros, a renda, a conservação, a administração, a limpeza, o aquecimento, etc.
Montante que o Banco cobra pela realização do serviço de avaliação do imóvel.
![]() |
©2025. Todos os direitos reservados Termos de uso Declaração de privacidade Copyright |
Siga-nos no![]() |