Conjunto de actos levados a efeito por representante do dono da obra, de forma continuada e permanente, com vista a cumprir o contrato de acordo com o previsto.
Linha de divisão com ou sem separação das partes e abertura inferior a 0,2mm.
Roturas no betão seguindo uma trajectória única ramificada.
Rede de fissuras superficiais. Descreve a fissuração superficial do betão e de camadas de tinta. Também usado para descrever a rede de fissuras finas de vidrados em cerâmica, devida, por exemplo, a dilatação térmica diferencial entre o vidrado e o corpo cerâmico, ou expansão do corpo.
Terreno estruturalmente estável, sobre o qual se constroem as fundações de um edifício, por ter resistência suficiente.
Movimento dum corpo duma estrutura ou elemento, medido usualmente como deslocamento linear normal à linha ou eixo de referência.
Fenómeno de deformação, no tempo, de um corpo sob tensão cosntante.
Organização internacional, fundada em 1945, na sequência da Conferência de Bretton Woods de 1944, com a finalidade de facilitar o comércio internacional através da colaboração entre os diferentes países em termos de política monetária e de relações entre as diferentes moedas (taxas de câmbio). Tem a possibilidade de conceder financiamentos a países em dificuldades que têm de se sujeitar às políticas económicas e cambiais recomendadas pela organização.
Todo o imóvel que, obedecendo aos requisitos legais exigidos, se destina a habitação.
Fogo desocupado. Considera-se devoluto para efeitos da aplicação da taxa do IMI o prédio urbano ou a fracção autónoma que durante um ano se encontre desocupado. São indícios de desocupação: a inexistência de contratos em vigor com empresas de telecomunicações e de fornecimento de água, gás e electricidade; a inexistência de facturação relativa a consumos de água, gás, electricidade e telecomunicações. As excepções encontram-se fixadas no Artigo 3º do Decreto-Lei nº 159/2006, de 8 de Agosto. Ver IMI.
![]() |
©2025. Todos os direitos reservados Termos de uso Declaração de privacidade Copyright |
Siga-nos no![]() |