Veio ou macho de uma ficha ou dobradiça.
Organismo mundial onde estão associadas as organizações nacionais que têm por objecto o urbanismo, a habitação e o ordenamento do território. Tem como objectivo alargar os conhecimentos e experiências nestas áreas e difundi-los por todo o mundo.
Instituições de investimento colectivo que têm por fim o investimento de capitais recebidos do público em carteiras diversificadas de valores, fundamentalmente imobiliários, segundo um princípio de divisão de riscos. 1 - Os Fundos de Investimento Imobiliário constituem patrimónios autónomos pertencentes, num regime especial de comunhão, a uma pluralidade de pessoas, singulares ou colectivas, e não respondem pelas dívidas próprias dos participantes ou das entidades que asseguram a sua gestão. 2 - Os fundos de Investimento Imobiliário podem ser abertos ou fechados; são abertos os Fundos cujas Unidades de Participação são em número variável e são fechados aqueles cujas unidades de participação são em número fixo. 3 - Os Fundos de Ivestimento Imobiliário, quer abertos, quer fechados, podem ainda ser de rendimento ou de acumulação; são de rendimento aqueles que periodicamente distribuem total ou parcialmente os seus resultados e são de acumulação aqueles que capitalizam os resultados apurados, só os distribuindo aquando da liquidação dos respectivos Fundos.
Trave de madeira que define a linha de intersecção das águas do telhado, onde assentam os topos superiores dos caibros. Também conhecida por pau de fileira. Ver caibros.
Acto de fazer passar a água por um objecto ou material próprio para reter as impurezas ou substâncias estranhas. Passar por um filtro.
Ver contrato de arrendamento com prazo certo.
Destino de utilização do empréstimo. Normalmente, no contexto do crédito à habitação, são admitidos a aquisição, a construção de raiz, as obras de recuperação ou a transferência de outra Instituição de Crédito.
Processo de facultar capitais necessários, de custear determinado negócio, determinado trabalho público ou privado. No contexto do crédito imobiliário, quantidade de dinheiro emprestado, que pode representar até 100% do valor real do imóvel que se adquire.
Custeamento das despesas de construção ou aquisição de um imóvel. Contrato pelo qual uma pessoa, ou entidade autárquica, fornece o dinheiro necessário para a aquisição ou construção de um imóvel, geralmente sob garantia hipotecária deste.
Financiamento destinado à aquisição de terrenos para a concretização de programas de habitação a custos controlados. (Portaria nº 367/87 de 4 de Maio)
![]() |
©2025. Todos os direitos reservados Termos de uso Declaração de privacidade Copyright |
Siga-nos no![]() |