Conjunto de vãos na fachada de um edifício, distribuídos segundo uma determinada composição.
Ferro coberto por uma camada de zinco para evitar oxidação, normalmente utilizado nas tubagens de águas.
Produto de corrosão do ferro e ligas nele baseadas, de cor castanha avermelhada, composta principalmente por óxido de ferro hidratado.
Organismo público, com autonomia administrativa e financeira, criado em 1969 pelo governo de Marcello Caetano, sob tutela do Ministro das Obras Públicas, para estudo, execução e coordenação da política habitacional do Estado. O património do Fundo das Casas Económicas, criado em 1933, passou para o FFH e bem assim as dotações especiais do Fundo de Desemprego e do Fundo Permanente da Caixa Nacional de Previdência. O FFH recebeu cerca de 35.000 fogos, em regime de arrendamento ou de propriedade resolúvel, que passou a gerir conjuntamentecom o património que entretanto foi construindo através dos programas de promoção directa (Planos Integrados). Depois do 25 de Abril, o papel do FFH foi extremamente importante no apoio às câmaras, às associações de moradores, às cooperativas e às empresas para a promoção de habitação social. Por razões políticas e financeiras o FFH foi extinto em 1982, tendo o governo criado para o substituir o FAIH (Fundo de Apoio ao Investimento para a Habitação), cuja vida foi efémera. Em 1984 foi criado o INH, uma entidade parabancária que assumiu o papel de apoio à promoção indirecta e, em 1987, foi criado o IGAPHE para a gestão, conservação e alienação do parque habitacional herdado do FFH (cerca de 42.500 fogos). O FFH foi uma escola importante para os jovens arquitectos, engenheiros, juristas, sociólogos e outros técnicos que nele trabalharam e que vieram a desempenhar funções chave nas câmaras e outros organismos públicos vocacionados para a habitação, construção e urbanismo.
Conjunto horizontal de pedras ou tijolos aparelhados que constitui um muro ou uma parede.
No contexto do Crédito Habitação, o fiador é uma Terceira Pessoa que se compromete, perante o credor (o Banco), a pagar a prestação, caso o devedor (afiançado) não cumpra as obrigações por si assumidas perante o Banco de acordo com o estabelecido no contrato de empréstimo.
Garantia dada por uma terceira pessoa (fiador) do cumprimento de obrigação contraída por outra, assumindo a responsabilidade de cumpri-la, caso a pessoa não o faça. Valor que se deposita ou se recebe como garantia de uma obrigação; quantia em que importa a abonação ou caução. Quantia que o arguido de um crime menor, ou interposta pessoa, deposita em seu favor, para que possa manter-se em liberdade até à conclusão do julgamento, ou em outros casos previstos pela lei.
Material de construção resultante da mistura de cimento com fibra de amianto, utilizado sob a forma de chapa ondulada ou plana, em caixas de água, depósitos e tubagem. É resistente aos agentes atmosféricos e isola do calor e da humidade.
Veio ou macho de uma ficha ou dobradiça.
Organismo mundial onde estão associadas as organizações nacionais que têm por objecto o urbanismo, a habitação e o ordenamento do território. Tem como objectivo alargar os conhecimentos e experiências nestas áreas e difundi-los por todo o mundo.
![]() |
©2025. Todos os direitos reservados Termos de uso Declaração de privacidade Copyright |
Siga-nos no![]() |