casas para venda

Glossário

Página Inicial » Glossário

Descasque

Separação de fragmentos devido a pancada, acção do tempo, pressão ou expansão.

Descolamento

Perda de continuidade da ligação revestimento/base (revestimento de pavimentos).

Descoloração

Alteração da coloração normal ou desejável do elemento.

Descoloração («fantasmas»)

Manchas regulares na face exterior de uma parede recbocada, reproduzindo as juntas entre tijolos ou blocos, em resultado da deficiente execução do revestimernto.

Desempenho (de uma reparação)

Capacidade de um produto ou sistema proporcionarem uma reparação eficaz e durável, sem efeitos negativos na estrutura original.

Desenho urbano

Actividade cujo objectivo é a conformidade espacial do aglomerado e a compatibilização harmoniosa dos acontecimentos e funções urbanas com o espaço, no local em estudo, através da disposição de volumes construídos e espaços exteriores, das vias infra-estruturadas e dos espaços verdes. O objecto específico da actividade é não tanto os volumes construídos em si, mas a sua relação com o espaço exterior e o próprio espaço exterior enquanto volume de vazio (rua, praça, largo, alameda, vistos como espaço contido, definido pelas construções envolventes). Pode-se dizer que os grandes iniciadores desta diciplina foram os romanos, com a ênfase dada ao espaço e não tanto aos objectos no espaço (característica dos gregos). Todas as épocas seguintes são caracterizadas por uma determinada atitude de desenho urbano. A mais elaborada e sofisticada é sem dúvida o barroco que desenvolve uma linguagem e léxico riquíssimos, potenciados pela incorporação do movimento no espaço, dos quais ainda hoje se sente a influência. O modernismo traz também um impacto fortíssimo neste campo, embora não tenha desenvolvido nem teorizado grandemente este nível de intervenção - do grande traço urbanístico passa de imediato ao objecto arquitectónico, saltando por cima da instância e escala do desenho urbano, o que não será estranho à falência da sua intervenção no fazer cidade em qualidade e a uma escala mais humana. Em Portugal existe um excelente repositório de exemplos das várias épocas e tipos de desenho urbano, desde as cidades romanas (Conimbriga) ao proto-modernismo dos Olivais e Chelas em Lisboa, passando por inúmeros exemplares da Idade Média, pelo racionalismo iluminista do Pombalino, pelos boulevards haussmannanos dos grandes eixos de Lisboa e Porto e das Avenidas Novas, pelo tradicionalismo dos bairros de Alvalade, Restelo e Encarnação. Ver barroco. Ver modernismo.

Desenvolvimento sustentável

O desenvolvimento que satisfaz as necessidades da geração presente sem compromoter a capacidade de atender às necessidades das futuras gerações.

Desenvolvimento urbano

Processo de crescimento e mudança de uma cidade ou aglomerado urbano. Noutro sentido, refere-se à tematização e eventual aplicação de políticas urbanas que permitam uma melhoria de condições urbanísticas e de qualidade de vida da cidade ou dos aglomerados urbanos.

Desertificação

Em contexto urbanístico, o termo designa o gradual desaparecimento do uso residencial, ou seja, da população residente, em áreas grandes de uma cidade, fenómeno que normalmente acompanha a terciarização selvagem, ou seja, o crescimento desregulado do uso terciário (escritórios, fundamentalmente) nessas mesmas áreas. Os centros e sub-centros das cidades contemporâneas são os locais em que é mais corrente este fenómeno, que acarreta uma generalizada falta de vida urbana em certos períodos do dia e do fim-de-semana, com diminuição da segurança nas ruas e do prazer do convívio citadino. É um facto que, na maior parte dos casos, o mercado sozinho não consegue promover a tão desejada mistura de usos. Não podendo os vários usos estar constantemente presentes no mesmo espaço e ao mesmo tempo, há, portanto, que saber gerir uma certa dose de desertificação, que deverá ser controlada por processos de planeamento, para minimizar os efeitos negativos na área afectada.

Desgaste

Erosão excessiva pelo uso (revestimentos de pisos).

12345678910...23
Imóveis
Arrendamento e Férias
Escritórios e Lojas
Armazéns e Lotes Industriais
Imóveis para Rendimento
Quem somos
Parceiros
Contacte-nos
 
Empreendimentos
Casas para Venda
Imóveis para Rendimento
Casa Express Tv
Agentes Imobiliários
Software de Gestão Imobiliária e CRM
Notícias
Glossário
CasaExpress ©2021. Todos os direitos reservados
Termos de uso
Declaração de privacidade
Copyright
Siga-nos no
Facebook CasaExpress
logos logo sgs