Bens duráveis ou perecíveis para consumo pessoal ou doméstico. Os bens de consumo, do ponto de vista da moderna distribuição e, particularmente, do ordenamento e gestão dos centros comerciais, podem considerar-se hierarquizados em referência ao seu grau de necessidade no tempo para o potencial comprador. Por ordem decrescente de necessidade no tempo, teremos: 1-Bens de conveniência; 2-Bens comparáveis; 3-Bens de impulso.
Bens que são necessários com grande frequência e de forma imediata e são adquiridos no momento em que o comprador sente que é mais conveniente fazê-lo. Regra geral, o comprador acha mais conveniente fazê-lo perto de casa ou do local de trabalho.
Bens não activamente, ou conscientemente, procurados por uma pessoa que vai às compras. É um tipo de bens que normalmente se encontram localizados nas entradas ou saídas de áreas comerciais. Num centro comercial as lojas que vendem bens de impulso encontram-se entre as lojas de bens comparáveis e as lojas de conveniência, de forma a aproveitar o tráfego gerado por essas lojas.
Caminho estreito que mediava entre a muralha e o fosso. Superfície de estrada entre a valeta e a parte alcatroada, podendo ser asfaltada ou empedrada.
Material formado pela mistura de cimento, de inertes grossos e finos e de água, resultante do endurecimento da pasta de cimento (cimento e água); para além destes componentes básicos, pode também conter adjuvantes e adições. Nota: se a máxima dimensão do inerte for igual ou inferior a 4 mm, o material resultante é denominado argamassa.
Acabamento em que o betão não leva qualquer revestimento, apresentando-se com a textura da cofragem, especialmente regular.
Betão que envolve uma armadura metálica, com o fim de aumentar a sua resistência a determinados esforços, usado na fabricação de elementos estruturais, vigas, pilares e lajes, na construção.
Material obtido colocando camadas alternadas, de espessura aproximadamente igual, de betão e de pedras, compactando as várias camadas para que as pedras fiquem completamente envolvidas em betão.
Betão armado em que a armadura metálica é pré-tendida no momento da betonagem.
Técnica de modelação do betão, moldando-o em formas, a fim de lhe dar a configuração previamente determinada.
![]() |
©2025. Todos os direitos reservados Termos de uso Declaração de privacidade Copyright |
Siga-nos no![]() |