Parapeito corrido suportado por balaústres. Utiliza-se em geral como guardas de varandas, terraços e escadas.
Terrenos incultos que , em meio rural, são de acesso público, sendo incerto o seu estatuto de propriedade.
Fiada de telhas saliente do plano da parede de um edifício, destinada á projecção das águas pluviais, para longe do mesmo.
Mais-valia acrescentada a um imóvel resultante de qualquer alteração á sua estrutura ou aparência (beneficiação directa) ou envolvente (beneficiação indirecta, no caso de uma melhoria da envolvente urbana, induzida pela criação, por exemplo, de infra-estruturas de comunicações ou sociais).
Os princípios gerais a que deve obedecer a criação das situações de benefício fiscal, as regras da sua atribuição e reconhecimento administrativo e os diversos benefícios em vigor, constam do estatuto dos Benefícios fiscais aprovado pelo DL n.º 215/89 de 01/07.
Mistura de cimento, areia e pedra amassada com água, usada na construção, em que os agregados inertes tem granulometria variável , grossos e finos, de modo a formar uma massa compacta e de consistência plástica que endurece com o tempo, atingindo aos 28 dias a sua resistência final.
Conjunto de edifícios formando um todo homogéneo. Tijolo de betão simples prensado, maciço ou aligeirado, para paredes de alvenaria.
Comparticipações nas taxas de juro suportadas pelo Estado.
O Balcão é vulgarmente conhecido por Varanda (Ver Varanda). O elemento que os distingue consiste nas delimitações de cada um deles. Em ambos se acede por uma janela de sacada ou porta, contudo o Balcão apenas tem a largura do elemento que nos permite aceder a ele. Por outro lado, a Varanda é mais larga que a janela de sacada ou porta de acesso.
Pedra em que assentam as grades da sacada, varanda ou púlpito.
![]() |
©2025. Todos os direitos reservados Termos de uso Declaração de privacidade Copyright |
Siga-nos no![]() |