Termo genérico que cobre métodos usualmente utilizados em gestão de projectos tais como o CPA e o PERT e outros métodos de gestão de projectos baseados na análise de precedência de tarefas.
Técnica estatistica, com particular aplicação na análise de carteira imobiliária, e que se caracteriza pela quantificação da relação entre uma variável - a dependente - e um número de outras variáveis - as independentes.
Técnica utilizada em análise financeira e estudo de viabilidade de projectos que se caracteriza pela utilização de cenários alternativos definidos pela atribuição de diferentes valores a algumas variáveis sensíveis.
Avaliação dos aspectos de ordem prática e financeira de um projecto desde a sua concepção, passando pelo seu desenvolvimento, até à sua finalização.
Trata-se de um conjunto de métodos que permite a análise simultânea de medidas múltiplas para cada indivíduo ou objecto em análise, ou seja qualquer método que permita a análise simultânea de duas ou mais variáveis pode ser considerado como multivariado. Vários autores apontam algumas razões para justificarem a sua opção por análises multivariadas: (1) a utilização de testes estatísticos separados para cada variável provoca um erro tipo I demasiado elevado (ou seja, a propriedade de rejeitar a hipótese nula, quando ela é falsa, toma valores que ultrapassam o aceitável); (2) as análises ignoram muita informação importante contida nos dados (nomeadamente as correlações entre as variáveis intervenientes na análise); (3) algumas diferenças entre os grupos, quando analisados separadamente, poderão não ser significativas e, quando analisadas em conjunto, poderão revelar-se significativas. Nesta perspectiva, as análises univariadas deverão ser consideradas como complementares das multivariadas: face à constatação de diferenças significativas numa análise multivariada, esta deve ser precedida de testes univariados para identificar as variáveis que mais contribuem para a não rejeição das hipóteses nulas.
Significa a capitalização de juros (juros de juros). Para que os juros vencidos produzam juros, por regra, é necessária convenção posterior ao vencimento. Esta restrição não é aplicável se for contrária a regras ou usos particulares de comércio, como acontece nos depósitos bancários, em que a capitalização dos juros é feita idependentemente de convenção. Pode também haver juros a partir da notificação judicial feita ao devedor para capitalizar os juros vencidos ou proceder ao seu pagamento sob pena de capitalização.
Estrutura provisória de madeira ou metal, com estrado protegido, usada na construção, que permite alcançar as alturas dos pontos de trabalho. Pode ser fixo ou rolante.
Piso ou pavimento de um edificío acima do rés-do-chão ou do piso térreo. Num edificío de habitação um andar pode ter vários fogos.
Fogo integrado num empreendimento imobiliário, devidamente acabado e mobilado. É mostrado como protótipo a potenciais compradores interessados num espaço com área e características semelhantes, permintindo-lhes visualizar o grau de conforto e possibilidades de ocupação, para deste modo tomarem um decisão informada sobre a aquisição de um semelhante.
Constitui normalmente o último piso habitável de muitos edifícios das zonas urbanas de todo o país.
![]() |
©2025. Todos os direitos reservados Termos de uso Declaração de privacidade Copyright |
Siga-nos no![]() |