Produto de corrosão do ferro e ligas nele baseadas, de cor castanha avermelhada, composta principalmente por óxido de ferro hidratado.
Organismo público, com autonomia administrativa e financeira, criado em 1969 pelo governo de Marcello Caetano, sob tutela do Ministro das Obras Públicas, para estudo, execução e coordenação da política habitacional do Estado. O património do Fundo das Casas Económicas, criado em 1933, passou para o FFH e bem assim as dotações especiais do Fundo de Desemprego e do Fundo Permanente da Caixa Nacional de Previdência. O FFH recebeu cerca de 35.000 fogos, em regime de arrendamento ou de propriedade resolúvel, que passou a gerir conjuntamentecom o património que entretanto foi construindo através dos programas de promoção directa (Planos Integrados). Depois do 25 de Abril, o papel do FFH foi extremamente importante no apoio às câmaras, às associações de moradores, às cooperativas e às empresas para a promoção de habitação social. Por razões políticas e financeiras o FFH foi extinto em 1982, tendo o governo criado para o substituir o FAIH (Fundo de Apoio ao Investimento para a Habitação), cuja vida foi efémera. Em 1984 foi criado o INH, uma entidade parabancária que assumiu o papel de apoio à promoção indirecta e, em 1987, foi criado o IGAPHE para a gestão, conservação e alienação do parque habitacional herdado do FFH (cerca de 42.500 fogos). O FFH foi uma escola importante para os jovens arquitectos, engenheiros, juristas, sociólogos e outros técnicos que nele trabalharam e que vieram a desempenhar funções chave nas câmaras e outros organismos públicos vocacionados para a habitação, construção e urbanismo.
Conjunto horizontal de pedras ou tijolos aparelhados que constitui um muro ou uma parede.
No contexto do Crédito Habitação, o fiador é uma Terceira Pessoa que se compromete, perante o credor (o Banco), a pagar a prestação, caso o devedor (afiançado) não cumpra as obrigações por si assumidas perante o Banco de acordo com o estabelecido no contrato de empréstimo.
Garantia dada por uma terceira pessoa (fiador) do cumprimento de obrigação contraída por outra, assumindo a responsabilidade de cumpri-la, caso a pessoa não o faça. Valor que se deposita ou se recebe como garantia de uma obrigação; quantia em que importa a abonação ou caução. Quantia que o arguido de um crime menor, ou interposta pessoa, deposita em seu favor, para que possa manter-se em liberdade até à conclusão do julgamento, ou em outros casos previstos pela lei.
Material de construção resultante da mistura de cimento com fibra de amianto, utilizado sob a forma de chapa ondulada ou plana, em caixas de água, depósitos e tubagem. É resistente aos agentes atmosféricos e isola do calor e da humidade.
Veio ou macho de uma ficha ou dobradiça.
Organismo mundial onde estão associadas as organizações nacionais que têm por objecto o urbanismo, a habitação e o ordenamento do território. Tem como objectivo alargar os conhecimentos e experiências nestas áreas e difundi-los por todo o mundo.
Instituições de investimento colectivo que têm por fim o investimento de capitais recebidos do público em carteiras diversificadas de valores, fundamentalmente imobiliários, segundo um princípio de divisão de riscos. 1 - Os Fundos de Investimento Imobiliário constituem patrimónios autónomos pertencentes, num regime especial de comunhão, a uma pluralidade de pessoas, singulares ou colectivas, e não respondem pelas dívidas próprias dos participantes ou das entidades que asseguram a sua gestão. 2 - Os fundos de Investimento Imobiliário podem ser abertos ou fechados; são abertos os Fundos cujas Unidades de Participação são em número variável e são fechados aqueles cujas unidades de participação são em número fixo. 3 - Os Fundos de Ivestimento Imobiliário, quer abertos, quer fechados, podem ainda ser de rendimento ou de acumulação; são de rendimento aqueles que periodicamente distribuem total ou parcialmente os seus resultados e são de acumulação aqueles que capitalizam os resultados apurados, só os distribuindo aquando da liquidação dos respectivos Fundos.
Trave de madeira que define a linha de intersecção das águas do telhado, onde assentam os topos superiores dos caibros. Também conhecida por pau de fileira. Ver caibros.
![]() |
©2025. Todos os direitos reservados Termos de uso Declaração de privacidade Copyright |
Siga-nos no![]() |