Ramo da geografia cujo objecto é o conjunto de fenómenos relacionados com a cidade, os sistemas de cidades e a sua população. Desse conjunto há a destacar os seguintes tópicos: localização das cidades, distribuição dos tamanhos de cidades, crescimento urbano e regional e modelos para a sua explicação; tipologia de cidades e funções urbanas na sua classificação, sistemas urbanos e suas dimensões, hierarquias e esferas de influência, teoria dos lugares centrais, metrópoles e sua classificação, crescimento e estruturas intra-urbanas, valores de terrenos e teorias do uso do solo, espaço social e geografia socio-urbana, mobilidade intra e inter-urbana, estrutura interna e transportes. Os centros académicos que mais contribuiram para o desenvolvimento deste ramo da geografia foram, ao longo do século XX, a Escola de Chicago, a escola alemã e, mais recentemente, em Inglaterra, Hall e a escola de Reading.
Equipamento que produz energia eléctrica.
Mineral que cristaliza no sistema monoclínico, formado por sulfato de cálcio hidratado e com cor branca. O gesso para estuque é aquele que é completamente calcinado, formando sulfato anidro.
A Gestão de Carteira Imobiliária poderá ser definida como a gestão integrada de um grupo de activos exclusivamente imobiliários e pertencendo a um mesmo proprietário, seja ele pessoa singular ou colectiva, de Direito Público ou Privado, encontrem-se ou não afectos a uma actividade empresarial e em que todas as decisões tomadas pelo gestor, sobre qualquer assunto, têm em vista encontrar o máximo benefício para o proprietário, e sempre na perspectiva da carteira como um todo e não de cada uma das propriedades entendida de forma isolada. Como decorre desta definição, este tipo de gestão debruça-se sobre um conjunto de activos estritamente imobiliários.
Caso específico da gestão de imóveis que tem essencialmente a ver com a manutenção e gestão optimizada dos equipamentos e serviços, e com a supervisão do pessoal necessário aos serviços comuns dos edifícios. Ver gestão de imóveis.
Abordagem sistemática ao fornecimento e uso da energia num edifício ou qualquer outra estrutura. Consiste, essencialmente, na manutenção do consumo de energia a um nível que corresponda ao das exactas necessidades, com base num plano orçamentado previamente definido, procedendo-se a um cuidadoso controlo, de forma a que seja mantido permanentemente um alto grau de eficiência.
Conjunto de funções, delegadas no seu todo ou em parte pelo proprietário de um ou mais imóveis, que respeitam à administração desses mesmos imóveis, funções essas que usualmente incluem a cobrança das rendas, pagamento de despesas, manutenção das estruturas, acabamentos e equipamentos (incluindo reparações), supervisão dos eguros e do pessoal necessário aos serviços comuns dos edifícios e contactos com os inquilinos.
A gestão dos espaços verdes e dos equipamentos de utilização colectiva do domínio público municipal é da competência das câmaras. No entanto estas podem, mediante a celebração de acordos de cooperação ou contratos de concessão, confiar a gestão aos moradores, às cooperativas, às associações ou outros grupos de moradores, visando, nomeadamente (art.18º do DL nº 334/95, de 28 de Dez): 1 - A limpeza dos espaços; 2 - A conservação das espécies vegetais existentes e a plantação de novas espécies paisagisticamente adequadas ao local; 3 - A manutenção dos equipamentos de utilização colectiva (parques infantis, mobiliário urbano, recintos desportivos e outros equipamentos de recreio e de lazer), 4 - A vigilãncia das áreas de utilização colectiva para evitar a sua degradação. Tais áreas não podem ser utilizadas para fins diferentes dos referidos nos acordos ou contratos, nem pode ser limitado o seu acesso ao público em geral. Ver espaços exteriores. Ver espaços verdes.
Parte do capitel dórico situada entre o astrágalo e o cesto. Tipo de moldura em S invertido, com uma parte côncava e outra parte convexa. Face da cantaria virada para o lado interior de um edifício. Passagem estreita numa fortificação. Ver astrágalo. Ver capitel.
Ferragem dupla sobre a qual rodam ou dobram as portas, formada por dois anéis de metal enganchados e terminados ambos por um espigão, um dos quais se prega na peça fixa e outro na móvel. Dobradiça.
![]() |
©2025. Todos os direitos reservados Termos de uso Declaração de privacidade Copyright |
Siga-nos no![]() |