Fiada de telhas saliente do plano da parede de um edifício, destinada á projecção das águas pluviais, para longe do mesmo.
Mais-valia acrescentada a um imóvel resultante de qualquer alteração á sua estrutura ou aparência (beneficiação directa) ou envolvente (beneficiação indirecta, no caso de uma melhoria da envolvente urbana, induzida pela criação, por exemplo, de infra-estruturas de comunicações ou sociais).
Os princípios gerais a que deve obedecer a criação das situações de benefício fiscal, as regras da sua atribuição e reconhecimento administrativo e os diversos benefícios em vigor, constam do estatuto dos Benefícios fiscais aprovado pelo DL n.º 215/89 de 01/07.
Mistura de cimento, areia e pedra amassada com água, usada na construção, em que os agregados inertes tem granulometria variável , grossos e finos, de modo a formar uma massa compacta e de consistência plástica que endurece com o tempo, atingindo aos 28 dias a sua resistência final.
Conjunto de edifícios formando um todo homogéneo. Tijolo de betão simples prensado, maciço ou aligeirado, para paredes de alvenaria.
Comparticipações nas taxas de juro suportadas pelo Estado.
Documento emitido pela respectiva repartição de finanças com a inscrição da matriz do prédio do edifício ou da fracção autónoma e que faz prova da sua titularidade, atestando a situação matricial e fiscal do imóvel. Pode ser substituída pela respectiva certidão matricial ou pelo respectivo Modelo 1. Qualquer um destes documentos tem validade de 12 meses.
Espaço existente numa parede dupla de um edifício entre os planos exterior e interior das paredes envolventes. Também se designa o espaço livre entre a primeira laje e as fundações.
Cavidade na parede ou invólucro para as bobinas dos estores.
Obra de carpintaria, serralharia ou cantaria que serve para preencher um vão de porta ou de janela e onde se colocam vidros.
![]() |
©2023. Todos os direitos reservados Termos de uso Declaração de privacidade Copyright |
Siga-nos no![]() |