casas para venda

Notícias

Página Inicial » Notícias » IMI: Deco deteta erros nas reavaliações de imóveis




IMI: Deco deteta erros nas reavaliações de imóveis


IMI: Deco deteta erros nas reavaliações de imóveis
A Deco Proteste encontrou erros em algumas reavaliações feitas este ano pelas finanças ao valor patrimonial tributáriodos imóveis e aconselha aos consumidores que tenham atenção redobrada, para não serem prejudicados no valor do Imposto Municipalsobre Imóveis (IMI) a pagar.

Um conselho deixado, através da TSF, aos contribuintes que estão a receber as reavaliações.A Deco acrescenta ainda que, na maioria dos casos, quem teve uma avaliação de 2005 a 2008 deve ir às finanças pedir uma atualizaçãodo valor do imóvel pois existem fatores que influenciam o imposto e que não são automaticamente alterados pelo fisco.

O fiscalista da associação de defesa do consumidor, Ernesto Pinto, explica que já receberam alguns casos de áreas malcalculadas o que pode gerar grandes diferenças no IMI a pagar pelo contribuinte. A associação pede por isso atenção às áreas,mas também ao coeficiente de localização que também serve para o fisco determinar o valor da casa.

Para além dasreavaliações feitas este ano, onde já foi detetado este tipo de erros, a Deco explica que existem fatores importantes paradeterminar o imposto e que não são automaticamente atualizados pelas finanças nas casas que foram avaliadas entre 2004 e 2009(há mais de três anos mas depois do novo regime de 2004).

Conhecendo um pouco como funciona o mundo das avaliações,é mais fácil perceber como e porque surgem estes erros. Noutra reportagem, a mesma TSF dá voz à Associação de Avaliadoresde Engenharia, onde esta lembra que o Estado não paga o transporte dos avaliadores e que por isso muitas são feitas sem sairda secretária, recorrendo aos dados disponíveis nas Finanças.

O presidente desta associação, que dá formação aosperitos que fazem as avaliações dos imóveis, diz que «ou o perito põe do bolso dele e fica a perder o dinheiro todo, ou nãopõe do bolso dele».

Aníbal Lopes alerta por isso que, se a casa não foi visitada por um perito, isto pode ser umindício de que as coisas não estão bem.

Fonte: Agência Financeira


Imóveis
Arrendamento e Férias
Escritórios e Lojas
Armazéns e Lotes Industriais
Imóveis para Rendimento
Quem somos
Parceiros
Contacte-nos
 
Empreendimentos
Casas para Venda
Imóveis para Rendimento
Casa Express Tv
Agentes Imobiliários
Software de Gestão Imobiliária e CRM
Notícias
Glossário
CasaExpress ©2024. Todos os direitos reservados
Termos de uso
Declaração de privacidade
Copyright
Siga-nos no
Facebook CasaExpress