As taxas Euribor não têm parado de cair nos últimos tempos e esta quinta-feira voltaram a apresentar um recuo considerável,na sequência da
injeção de liquidez sem precedentes que o BCE cedeu ontem a 800 bancos europeus.
Ainstituição liderada por Mario Draghi emprestou mais de meio bilião de euros àquele número de entidades financeiras, uma operaçãoque dá algum alívio ao mercado interbancário.
E as taxas Euribor levaram um «empurrão», continuando a tendência dequeda que se vem verificando desde Janeiro.
No prazo a três meses, recua 1,6 pontos base para os 0,967%. Na maturidadea seis meses, que é a mais utilizada no crédito à habitação em Portugal, a descida é de 1,2 pontos base para 1,267%. No prazomais longo, de 12 meses, verifica-se um recuo de 1,5 pontos base para 1,599%.
Para além da operação do BCE, a verdadeé que as Euribor têm estado a beneficiar também da taxa de juro de referência da Zona Euro estar no mínimo histórico de 1%.
O preço do dinheiro está mais barato e até pode ficar mais, já que há a expectativa de que o BCE, se não mantivera taxa nos 1%, possa até descê-la em Março.
Esta tendência é uma
boa notícia para quem tem créditos à habitação.
Nas prestações que forem revistas em Março, os subscritores de empréstimos para a casa pagarão menos 25 euros nocaso de terem contraído um crédito com Euribor a três meses e 24 euros se tiverem optado pela Euribor a seis meses.
Fonte: Agência Financeira