Nova torre do World Trade Center é a mais cara do mundo
Nova Iorque está a reconstruir o local do atentado de 11 de Setembro, onde antes estavam as torres do antigo World TradeCenter. No chamado «Ground Zero», está a nascer um novo arranha-céus de escritórios, que será o mais caro do mundo, avançao «The Wall Street Journal».
O novo edifício custará 3.800 milhões de dólares, prevendo-se já uma derrapagem 700milhões face ao valor estimado para a sua construção, a cargo da Autoridade Portuária de Nova Iorque e Nova Jérsia. A razãopara o desvio, que torna o preço muito superior ao de outros edifícios de escritórios, está nas medidas extraordinárias desegurança, como o revestimento de betão e metal nos poços dos elevadores, entre outras.
A Torre 1 do novo WorldTrade Center (WTC) tem já erigidos 90 dos 104 pisos que atingirá no ano que vem, quando a construção estiver concluída.
Parajá, sabe-se que já está apalavrado com o promotor Larry Silverstein, que alugou o espaço por 99 anos apenas seis semanas antesdo atentado, o aluguer de vários pisos à editora Condé Nast, proprietária de títulos como o «The New Yorker» ou o «VanityFair».
O memorial em honra das quase 3 mil vítimas mortais do atentado de 11 de Setembro, inaugurado no décimo aniversárioda tragédia, está localizado no «Ground Zero», mas nem a Torre 1 nem a Torre 4 do novo complexo estarão concluídas antes dofinal do ano que vem.
Fonte: Agência Financeira