Crise: famílias entregam 19 casas por dia à banca
São reflexos das dificuldades económicas e das medidas de
austeridade. E continuam a ser dados assustadores: os portuguesesentregaram 19 casas por dia aos bancos durante o ano passado.
Esta situação atinge famílias e promotores imobiliários.Em causa, estão sobretudo e casas e terrenos.
Segundo dados do Banco de Portugal, até Novembro, o incumprimentodas famílias situava-se em 1,89%, o que representa um máximo histórico, com o crédito malparado a atingir 2,15 mil milhõesde euros.
A penhora de casas atingiu sobretudo a zona do Porto, Lisboa e Setúbal. Em contrapartida, a região da Guardafoi a menos atingida, segundo os dados da Associação dos Profissionais e Empresas de Mediação Imobiliária (APEMIP), que vêmcitados nas edições do «Jornal de Negócios» e «Diário Económico» desta segunda-feira.
Só em Dezembro, foi alcançadoo pico máximo histórico, com 1.155 casas entregues. O último mês do ano também foi o melhor mês de vendas de casas do anopassado.
No total do ano foram transaccionadas 194 mil casas. Só em Dezembro foram vendidos 19 mil imóveis. Em relaçãoao ano de 2010, o número de casas entregue aos bancos subiu 17% no ano passado. Com as medidas de austeridade anunciadas peloGoverno e com muitas alterações no mercado imobiliário, os analistas antecipam números ainda piores para este ano.
Fonte: Agência Financeira