Bancos atribuem menos valor às casas
Os bancos estão a atribuir cada vez menos valor na avaliação que fazem das casas. O valor médio de avaliação bancária emPortugal, realizada no âmbito da concessão de crédito à habitação, caiu 1,4 por cento, só num mês, de Novembro para Dezembro.
O Instituto Nacional de Estatística adianta, em pormenor, que «o valor médio de avaliação bancária de habitaçãodo total do país situou-se em 1073 euros/m2 em Dezembro de 2011, correspondendo a diminuições de 1,4% face ao mês anterior».Já em termos homólogos, registou-se uma queda bem mais significativa, de 5,1%.
Lisboa: onde a queda é maior
Numaanálise em cadeia, as áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto registaram variações de -1,9%, enquanto as variações homólogasforam -8,0% e -5,8%, respectivamente.
Em termos anuais, o valor médio de avaliação bancária foi de 1121 euros/m2,traduzindo-se numa redução de 3% face ao ano anterior.
«Todas as regiões registaram valores médios de avaliação inferioresaos observados no mês anterior», destacando-se as diminuições de 1,9% em Lisboa e de 1,0% no Norte do país.
A regiãode Lisboa, com uma redução de 25 euros (equivalente a -8,0%), deu o contributo mais relevante para o resultado do agregado.
Fonte: Agência Financeira