A comissão de inquilinos das Avenidas Novas afirmou, esta quarta-feira, que o Governo se prepara para apresentar uma
«verdadeira lei de despejos», em vez de corrigir o regime de arrendamento urbano.
«Constata-seque o Governo não pretende introduzir correcções ao Novo Regime de Arrendamento Urbano (NRAU) com vista a melhorar e acelerara sua aplicação», lê-se na nota assinada por 12 elementos da comissão e à qual a Lusa teve acesso.
Segundo a comissãode inquilinos, o Governo «prepara-se para apresentar uma verdadeira lei de despejos», ao «ressuscitar» o projecto que «contribuiupara» a queda do Governo PSD/CDS de Santana Lopes, em 2004.
Um dos elementos da comissão, Margarida Garrido, afirmouque em nenhum programa eleitoral do PSD e do CDS-PP estão incluídas as medidas divulgadas pela comunicação social.
«Nomemorando da Troika estão apenas previstas correções no NRAU», afirmou, prometendo ainda que a comissão vai voltar a pedirreuniões com os partidos para mostrar o «barril de pólvora criado».
Para os inquilinos, o «Governo prefere transformaro direito à habitação num jogo de casino, em que o perdedor será sempre o inquilino sobre quem passará a pesar a ameaça permanentede despejo».
Na actual conjuntura de poder de compra «seriamente diminuído», a população «não vai poder suportaraumentos súbitos e brutais das rendas para o chamado valor de mercado».
Fonte: Agência Financeira