Habitação: vendas registam maior queda desde 2010
As vendas de casas registaram em Novembro a maior queda desde Setembro de 2010. Os dados são do Portuguese Housing MarketSurvey que indicam que os preços, a procura e a oferta também estão a cair.
Os preços caíram 6%, enquanto o índicenacional de confiança estabilizou, «ligeiramente acima do menor valor registado de sempre», lê-se no comunicado enviado pelaempresa.
Os portugueses estão menos receptivos a comprar casa. Isso nota na quebra da procura que, por sua vez, fazbaixar os preços. Até Setembro, a maior queda nos preços verificou-se no mercado da habitação usada. Uma tendência que tendeagora a inverter-se.
Este cenário «tem beneficiado o mercado de arrendamento», conclui o estudo que indica que, emNovembro, o mercado, a procura e as angariações continuaram a crescer. Porém, a um ritmo mais lento face a Outubro de 2011.
Oestudo indica ainda que o valor das rendas «tem vindo a cair» e que assim continuará, de acordo com as estimativas. A culpaé do excesso de oferta.
A maior queda nos preços da venda de casas registou-se no Algarve. Já em termos do valordas rendas, os preços caíram mais em Lisboa.
Fonte: Agência Financeira