As rendas antigas vão poder sofrer aumentos até 5% em 2012, de acordo com a portaria que o Governo já publicou em Diárioda República, onde se fixam os factores de correcção extraordinária das rendas, aplicadas aos contratos anteriores a Janeirode 1980.
Segundo as tabelas que constam da portaria, as rendas que poderão aumentar mais são as anteriores a 1967,onde as actualizações exigidas pelos senhorios podem chegar aos 4,79%. As rendas posteriores a essa data, podem aumentar até3,19%. Os valores são muito superiores às actualizações do ano anterior, que se ficaram pelos 0,45 e 0,3%, respectivamente.
Oaumento era já esperado, uma vez que os novos coeficientes de actualização as rendas resultam da variação do índice de preçosno consumidor (IPC), ou seja, da taxa de inflação, sem habitação, nos últimos 12 meses.
Os senhorios que quiseremexigir o aumento da renda que esta portaria possibilita deverão notificar o inquilino por carta registada com aviso de recepçãoe com pelo menos 30 dias de antecedência.
Já não é assim em 2012 que as rendas antigas são actualizadas, como pretendiaa Associação Nacional de Proprietários (ANP), na
proposta que entregou ao Governo, onde previa uma correcção faseada em três a cinco anos.
Fonte: Agência Financeira