casas para venda

Notícias

Página Inicial » Notícias » Famílias gastam 1.843 euros/ano em energia




Famílias gastam 1.843 euros/ano em energia


Famílias gastam 1.843 euros/ano em energia
Cada família portuguesa gasta, em média, 1.843 euros por ano com energia, incluindo os transportes, conclui o Inquéritoao Consumo de Energia no Sector Doméstico, realizado entre Outubro de 2009 e Setembro de 2010.

Os hábitos de consumode energia das famílias mudaram nos últimos 15 anos, e o transporte individual é agora responsável por mais de metade do consumoenergético (50,6%) e da despesa total com energia (54,4%) nos alojamentos. Ou seja, o carro representa hoje um gasto energéticomédio de 1.002 euros/ano, acima dos 840 euros gastos com o consumo na casa.

Do total dos alojamentos de residênciaprincipal, 73,5% têm meios de transporte afectos, automóvel ou motociclo. Em média, há 1,1 automóveis e 0,1 motociclos poralojamento. É por isso de realçar o grande crescimento no consumo dos combustíveis rodoviários, em especial do gasóleo, quandose comparam estes resultados com as anteriores edições do inquérito. O gasóleo, preferido pelos consumidores (com 64% de quota),implica 56,9% dos gastos com energia, acima dos 42,7% com a gasolina.

Nos últimos anos, a electricidade tornou-sena principal fonte energética nas casas portuguesas (42,6%). O aumento do consumo de electricidade «estará, de resto, directamenteassociado ao aumento do conforto térmico e do número de equipamentos eléctricos disponíveis nas habitações», revela o estudo.

OGPL, butano e propano, aparece em terceiro lugar, com cerca de 19% do total, com predominância do GPL garrafa (16,6% do totalem 2010). Já o gás natural, introduzido em Portugal a partir de 1997, assume-se como a quarta fonte de energia mais consumida(9%), apesar de a distribuição estar limitada ao Continente.

O gasóleo de aquecimento representou cerca de 4% doconsumo total de energia nos alojamentos em 2010, enquanto a energia solar térmica e o carvão surgem ainda com uma reduzidaexpressão, de 0,7% e 0,2%. O carvão utilizado é em 94% de origem vegetal, e, portanto, fonte de energia renovável.

Asfontes de energia renováveis, como o carvão vegetal, a lenha e o solar térmico representam 25% do total do consumo de energianos alojamentos. Tendo perdido quota, a lenha é ainda a segunda principal fonte de energia, com um peso de 24,2% no consumototal (representava 60,3% em 1989 e 41,9% em 1996).

Atenção ao que gasta na cozinha

A cozinha éa divisão da casa em que se gasta mais (39%), seguida do aquecimento de águas com cerca de 23%. O aquecimento do ambiente,correspondente a 21% do consumo global, surge como o terceiro tipo de utilização, sendo seguido dos consumos nos equipamentoseléctricos (11%) e na iluminação (5%). A energia consumida no arrefecimento do ambiente apresenta ainda uma reduzida expressãoem 2010 (0,5%).

Existindo mais lâmpadas incandescentes na maioria dos lares (80,9%), é de salientar que as lâmpadaseconomizadoras também já foram adoptadas em 67,7%. Mas há outros hábitos ainda a ser mudados: a televisão continua a ser oequipamento que maioritariamente se encontra desligado em modo stand-by (44%). Mantém-se como o equipamento de entretenimentoe informática mais presente, em 99,6% dos lares, seguido dos computadores, em 59,4% dos alojamentos.

Em relação aosequipamentos existentes no alojamento, é de realçar que, em média, 54% dos equipamentos estão classificados nas classes deeficiência A, A+ e A++, registando-se uma maior predominância das classes de eficiência mais elevadas em equipamentos comofrigorífico combinado, máquina de lavar loiça, máquina de lavar roupa e forno independente.
Apesar do isolamento dos alojamentosser um dos factores que mais contribui para a eficiência energética dos mesmos, verifica-se que, a nível nacional, a utilizaçãode isolamentos térmicos nas janelas ainda é reduzida. A maioria dos alojamentos apresenta vidros simples (superior a 70%)e apenas 21,1% têm isolamento nas paredes exteriores.

Fonte: Agência Financeira


Imóveis
Arrendamento e Férias
Escritórios e Lojas
Armazéns e Lotes Industriais
Imóveis para Rendimento
Quem somos
Parceiros
Contacte-nos
 
Empreendimentos
Casas para Venda
Imóveis para Rendimento
Casa Express Tv
Agentes Imobiliários
Software de Gestão Imobiliária e CRM
Notícias
Glossário
CasaExpress ©2025. Todos os direitos reservados
Termos de uso
Declaração de privacidade
Copyright
Siga-nos no
Facebook CasaExpress