Custos de construir casa nova abrandam
Construir casa nova está mais caro, mas a subida dos custos está a abrandar. Segundo dados do Instituto Nacional de Estatística(INE), o índice de custos de construção de habitação nova no Continente, subiu 0,8% em Agosto, abaixo dos 1,2% que tinha subidoem Julho.
A desaceleração do índice foi determinada pelo abrandamento da componente Materiais, que se fixou em 1,2%em Agosto, nove décimas abaixo do registado em Julho. Já a componente Mão-de-Obra passou de uma variação de 0,4% em Julho,para 0,5% em Agosto.
A variação média dos últimos doze meses fixou-se em 1,6%, menos uma décima que a observada emJulho (1,1% em Agosto de 2010).
A desaceleração dos custos é comum aos Apartamentos e Moradias.
Mas nãoé só construir uma casa que está mais caro. Fazer obras também implica mais despesa. Os preços de manutenção e reparação regularda habitação, no Continente, subiram 3,5% em Agosto, quando em Julho tinham crescido 3,6%.
O ligeiro abrandamentodo índice total resultou do decréscimo, face a Julho, de 0,4 p.p. da variação da componente de Serviços, que mais que compensouo acréscimo de 0,4 p.p. registado na componente Produtos. As taxas de variação homóloga situaram-se, respectivamente, em 5,4%e em 1,9%.
A taxa de variação mensal foi 0,2% e a variação média dos últimos 12 meses fixou-se em 2,6% em Agosto,0,2 p.p. superior ao observado no mês precedente.
Fonte: Agência Financeira