O valor médio da
avaliação que os bancos fazem das casas na hora de conceder crédito à habitação, voltou abaixar em Julho. Pelo contrário, os
juros cobrados nos empréstimos para compra de casa não têm parado de subir, há já 12 mesesconsecutivos.
De acordo com os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), em Julho, o valor médio de avaliaçãobancária de habitação do total do País diminuiu 1,2% face ao mês anterior, situando-se em 1.114 euros/m2. Em termos homólogosverificou-se uma diminuição de 4,1%, a mais intensa da actual série. Uma clara aceleração, já que no mês anterior a descidatinha sido de 2,8%.
As Áreas Metropolitanas de Lisboa e do Porto também registaram diminuições em cadeia, que sefixaram em 1,3% e 0,7%, respectivamente. Comparando com o período homólogo a variação nestas áreas metropolitanas foi -5,6%e -6,5%, pela mesma ordem. O valor das casas na região de Lisboa desceu assim 80 euros num ano, pelo que esta voltou a sera região que mais contribuiu para o comportamento verificado no total do país.
Apenas a Região Autónoma dos Açoresregistou um aumento: 5,5%.
Olhando apenas para os apartamentos, o valor médio de avaliação bancária foi 1.165 euros/m2,valor inferior em 1% ao verificado no mês anterior. O contributo das diminuições registadas nas regiões do Alentejo (-1,9%),de Lisboa (-1,2%), do Norte (-0,1%) e na Região Autónoma da Madeira (-2,6%) foi parcialmente atenuado pelos aumentos observadosnas restantes regiões.
Quando comparado com o período homólogo, o valor médio de avaliação diminuiu 5,9%. Com excepçãoda Região Autónoma dos Açores (que apresentou um aumento de 15,7% do valor médio de avaliação bancária), todas as restantesregiões apresentaram valores médios de avaliação inferiores aos do período homólogo, destacando-se a região do Alentejo pelodecréscimo mais intenso (-8,8%).
Já nas moradias, o valor médio de avaliação bancária para o total do País situou-seem 1.036 euros/m2, valor inferior em 1,6% ao observado em Junho. Com excepção da Região Autónoma dos Açores (variação de 0,3%),todas as restantes regiões registaram decréscimos relativamente ao mês anterior. Os mais intensos foram registados na regiãodo Algarve (-2,2%) e na de Lisboa (-2,1%), com os respectivos valores médios de avaliação a situarem-se em 1.424 euros/m2e em 1.371 euros/m2.
Comparativamente a Julho de 2010 registou-se um aumento de 0,2% (aumento de 1,9% em Junho),destacando-se a Região Autónoma dos Açores, com a variação mais elevada (3,6%) e a região de Lisboa com a variação mais negativa(-4,5%).
Fonte: Agência Financeira