A agência de ratings Fitch alerta, num relatório publicado esta quarta-feira, que o crédito hipotecário vai continuar pressionado nos próximos meses, já que a economia nacional deverá registar uma «contracção severa».
No conjunto de 2009, a Fitch aponta para um recuo de 3%, a que se seguirá um ano de 2010 que será, na melhor das hipóteses, de estagnação. Quanto à taxa de desemprego, que atingiu os 8% no primeiro trimestre deste ano, vai aumentar até ao final do ano que vem, quando deverá atingir valores em torno de 10%.
A agência alerta que esta deverá ser a maior recessão da última década e meia.
Preço das casas vai continuar a cair o resto do ano
No que se refere ao preço das casas, temática também abordada pelo relatório da Fitch, o índice da Confidencial Imobiliário, cresceu 1% em Março, mas no conjunto do primeiro trimestre diminuiu 0,67%. Durante o resto do ano, diz a Fitch, os preços devem continuar a cair mas de forma moderada.
A agência alerta que o valor médio dos imóveis comprados com recurso a hipoteca registou uma forte queda, acompanhando o declínio do mercado e aponta o dedo à introdução de novos produtos de crédito e à subida dos rácios entre o valor do empréstimo e o da garantia prestada, que levaram à deterioração do perfil de crédito das transacções de títulos associados a créditos hipotecários à habitação.
Apesar da evolução do mercado, a Fitch sublinha que o sistema bancário português continua forte e bem capitalizado.
Fonte: Agência Financeira
![]() |
©2025. Todos os direitos reservados Termos de uso Declaração de privacidade Copyright |
Siga-nos no![]() |