As três marcas reconhecem, no entanto, que se vai continuar a assistir ao encerramento de mediadoras mais pequenas e que não estejam ligadas a redes.
«Com o encerramento de mediadoras é possível aumentar a actual quota de mercado, pois a concorrência torna-se cada vez menor», refere o administrador da Century 21, Ricardo Sousa.
Alargar rede
O crescimento passa também por uma aposta na abertura de novas lojas. A Era e a Remax não apontam números, mas a Century 21 acredita que é possível abrir 15 novas unidades até ao final do ano.
«A Remax vai continuar a investir no mercado: queremos integrar mais 700 agentes, abrir novas agências e inovar através do lançamento de novos produtos e serviços que apoiem os clientes nesta conjuntura de mercado difícil», esclarece o presidente da empresa, Manuel Alvarez.
Apostas distintas
Para crescer e ganhar quota de mercado, as mediadoras estão a apostar em diferentes campanhas e soluções. A Remax lança saldos-campanha que está em vigor até ao final do mês de Fevereiro-e a Century 21 oferece a certificação energética.
Manuel Alvarez mostra-se optimista em relação aos saldos e garante à AF> que as expectativas se mantém: vender entre 30 a 40% da base de imóveis em promoções. «Durante o mês de Janeiro tivemos quase 2.500 imóveis reservados, num total de 6 mil», acrescenta.
Já para a Century 21 a oferta de certificação energética é uma mais-valia para os clientes, uma vez que é obrigatória tanto na compra/venda de casa como no arrendamento e as multas são caras, já que podem chegar aos 3 mil euros. «A certificação é paga ao metro quadrado, ou seja, vai aumentando consoante a tipologia. Por exemplo, para um T2 custa cerca de 400 euros», refere Ricardo Sousa.
O responsável afasta o lançamento de saldos, dizendo apenas «que não inflacionamos os preços quando fazemos a angariação dos imóveis», apesar de admitir que se trata de uma «boa campanha de marketing».
Fonte: Agência Financeira
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