Taxas Euribor voltam a subir em todos os prazos
Embora o mês ainda não tenha terminado, a verdade é que faltam poucas sessões e é já possível prever o valor aproximado com que a Euribor terminará Julho. Se pegarmos na taxa a seis meses, a mais usada como indexante do crédito à habitação em Portugal, vemos que a média deste mês andará perto dos 1,098%.
Assim, se tomarmos como exemplo uma família com um empréstimo de 150 mil euros a 30 anos, com um spread de 1%, quando a prestação for revista em Agosto, passará a pagar 575,74 euros logo a partir de Setembro.
Para estas famílias, a prestação foi revista pela última vez em Fevereiro com base na média mensal da Euribor a seis meses de Janeiro (que foi de 0,977%), e a sua mensalidade andará, desde Março, na casa dos 566,69 euros. Ou seja, a mensalidade sobe mais de 9 euros.
Recorde-se que, quando as prestações são revistas num mês, com base na média mensal da Euribor registada no mês precedente, a nova prestação só começa a ser cobrada no mês seguinte.
O aumento das prestações reflecte a inversão na tendência das taxas de juro, que têm vindo a subir lenta mas continuamente, depois de terem registado sucessivos mínimos em 2009 e inícios de 2010.
As taxas Euribor são fixadas pela média das taxas às quais um conjunto de bancos está disposto a emprestar dinheiro no mercado interbancário. Um mercado que tem estado praticamente estagnado nos últimos meses, dificultando o financiamento das instituições bancárias e pressionando a subida das taxas, apesar de o Banco Central Europeu (BCE) manter a taxa de referência no mínimo histórico de 1%. Os economistas acreditam que a taxa de referência só subirá em 2011, devido à retoma económica ainda frágil, mas as Euribor costumam antecipar esse movimento em alguns meses.
![]() |
©2025. Todos os direitos reservados Termos de uso Declaração de privacidade Copyright |
Siga-nos no![]() |