Habitação nova desvaloriza pela primeira vez este ano
Investimento imobiliário sem retornos em 2009
O serviço pretende ser «lufada
de ar fresco para o mercado». A responsável assegura que com este sistema é «possível aliar necessidades entre quem vende
e quem quer comprar. Temos 25 mil potenciais interessados: sabemos o que procuram».
O processo é simples.
A partir da base de dados, o utilizador pode procurar um imóvel pela localização (concelho, freguesia e zona), tipologia e
preço, para que possa especificar até que montante está disposto a investir.
Os vendedores particulares ficam
assim com uma «visão global» da procura da sua casa ou do seu escritório. Mais ainda, é-lhe facultada uma sugestão de agências
e agentes para contactar os potenciais compradores e agendar visitas. O sistema dá ainda um alerta cada vez que entra um novo
comprador interessado.
Certo é que as vendas de imóveis não escaparam à crise económica. Mas a Remax quer dar
cartas na recuperação do sector. Beatriz Rubio reconhece que «se vendem menos casas, mas o mercado continuou a fazer transacções
e os compradores existem. E nós sabemos quem são». Quem são e o que procuram, já que o serviço é personalizado.
E gratuito. As pesquisas efectuadas na base de dados são de livre acesso. A Remax ganha uma comissão apenas
no caso de a venda se concretizar. Apenas disponível em Portugal, a nova ferramenta constitui ainda uma forma de incrementar
as vendas da empresa e, ao mesmo tempo, «diminuir a desconfiança dos consumidores em relação ao mercado imobiliário». Para
quem o negócio depende de um crédito, o que a Remax garante, para já, é uma «pré-qualificação financeira».
Base
de dados reforça expectativas de maiores vendas
A mediação imobiliária quer alcançar um crescimento de 35%
e 20% da quota de mercado, com o novo serviço. E explica porquê: os resultados do primeiro trimestre deste ano revelaram «um
incremento de 70% e se, no ano passado, houve um grande acréscimo de arrendamentos, superior a 48%, este trimestre o aumento
advém do número de vendas que se situaram nas 5.123», o que compara com as 2.900 concretizadas no ano passado, explicou a
responsável.
A empresa justifica estes resultados pela aposta na melhoria da formação dos funcionários que, nos
primeiros três meses do ano, duplicaram as vendas.
Literalmente à distância de um clique, a maioria dos potenciais
compradores classificados na base de dados é de Lisboa, Porto e Albufeira. Mas há interessados em comprar casa por todo o
país. Fechar negócio pode, afinal, deixar de ser uma dor de cabeça.
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