De acordo com o estudo da consultora Cushman & Wakefield, citado pela Lusa, foram inaugurados 280 mil metros quadrados de novos espaços comerciais no país, distribuídos por nove projectos, dos quais três de expansão ou remodelação de centros já existentes.
A consultora defende que o actual enquadramento económico condicionou o crescimento potencial da oferta em Portugal, tendo-se assistido a uma redução substancial do número de centros comerciais previstos até 2011.
«Actualmente, os centros comerciais em construção somam pouco mais de 200 mil metros quadrados, muito aquém dos valores registados no passado, fruto do constante adiamento de novos projectos a que se tem assistido», diz.
Para 2010 a consultora espera ainda novos cancelamentos e/ou adiamentos de projectos ainda em fase de concepção, mas também uma retoma tímida da procura.
No resto da Europa, a promoção de novos centros comerciais abrandou em 2009 para os cerca de 7,4 milhões de metros quadrados, uma descida de 19% comparativamente com 2008 e a maior dos Últimos 15 anos.
![]() |
©2025. Todos os direitos reservados Termos de uso Declaração de privacidade Copyright |
Siga-nos no![]() |