No ano passado, foram entregues 5.500 imóveis em dação em pagamento, uma descida de 21% face a 2011, divulgou hoje em comunicado a Associação dos Profissionais e Empresas de Mediação Imobiliária de Portugal (APEMIP). No último trimestre do ano foram entregues 1.070 imóveis, menos 3% que no trimestre anterior.
Para Luís Lima, presidente da APEMIP, o decréscimo dos imóveis entregues deve-se à "consciencialização da gravidade do problema por parte do sector financeiro".
Em comunicado, a APEMIP recorda que nos primeiros três meses de 2012 foram entregues em dação 2.300 imóveis, número que anunciava que o ano poderia ser ruinoso para o sector do imobiliário. Contudo, o número de imóveis entregue foi diminuindo, apesar de por parte dos promotores imobiliários ter aumentado.
"O balanço do ano de 2012 veio contrariar os meus receios, mostrando bem que o sector financeiro passou a encarar o fenómeno com outra sensibilidade, passando a assumir um papel mais atento e preocupado junto dos seus clientes, e criando deste modo um ambiente mais propício à renegociação dos créditos", diz ainda Luís Lima.
![]() |
©2025. Todos os direitos reservados Termos de uso Declaração de privacidade Copyright |
Siga-nos no![]() |