Madeira: inquilinos não pagam dívida de 11,2 milhões de euros
A Investimentos Habitacionais da Madeira (IHM) tem 11,8 milhões de euros a receber de inquilinos, assumindo desde já 11,2milhões de euros de imparidades, isto é, rendas que os arrendatários não vão pagar.
Os números estão no relatóriode contas da entidade pública empresarial que o governo regional constituiu e que é citado pela Lusa.
A IHM é a empresaresponsável pela construção e gestão do parque habitacional social da Madeira e fechou o ano de 2011 com um resultado líquidonegativo de 5,8 milhões de euros.
A empresa madeirense tem a receber 48,7 milhões de euros, no entanto, reclama mais27,9 milhões de euros a título de indemnizações compensatórias e outros 11,8 milhões dos inquilinos, assumindo ainda 11,2milhões de euros de rendas que não vão ser pagas pelos inquilinos.
É a primeira vez que a empresa da Madeira apresentaprejuízos, facto que é explicado pelo investimento feito na recuperação de meio milhar de casas afetadas pelo temporal de20 de Fevereiro de 2010 e cujo valor é de 36 milhões de euros.
O total dos gastos atingiu 15,3 milhões, dos quaistrês milhões foram usados para pagar aos 138 funcionários da empresa, o que representa 21% dos custos.
A IHM temum ativo avaliado em 232 milhões de euros e um passivo de 81 milhões de euros, com uma dívida financeira, à banca, de 74,5milhões de euros.
A empresa devia, no final do ano, 1,9 milhões de euros aos seus fornecedores.
Fonte: Agência Financeira