Quer comprar casa? Bancos estabilizam «spreads»
Os cinco maiores bancos portugueses (BCP, BES, Santander, BPI a Caixa) estabilizaram, em 2012, os «spreads» no créditoà habitação. Desde o arranque do ano e até ao mês passado, apenas duas instituições financeiras procederam a alterações aeste nível.
De acordo com o jornal «Diário Económico», o primeiro banco a agravar o preço que leva aos clientes paraemprestar dinheiro para a compra de habitação foi o Santander, logo em Janeiro. Este subiu o «spread» máximo para 5,75%.
Nomês passado, em Março, foi a vez do Millennium BCP rever também em alta os seus «spreads» mínimos e máximos, para um intervaloentre 3,75% e 5,5%.
De acordo com o economista Filipe Garcia, do IMF, «a atual estabilização dos spreads no créditoà habitação poderá estar relacionada com a recente injeção de liquidez dada pelo Banco Central Europeu (BCE) ao sistema financeiroeuropeu».
Mas desengane-se quem pensa que comprar casa está mais fácil. É que «as dificuldades na concessão de créditoà habitação vão para além do spread ¿ nomeadamente os montantes de aprovação (não superiores a 70%)», diz ainda Filipe Garcia.
Fonte: Agência Financeira