Bancos tiram mais de 7% do valor às casas
O valor das casas, segundo as avaliações feitas pelos bancos para efeitos de concessão de crédito à habitação, continuaa cair. Em fevereiro, o valor médio de avaliação bancária do total do país caiu 0,8% face a Janeiro mas, face ao valor registadoum ano antes, a queda já vai nos 7,4%.
De acordo com os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), o valormédio da avaliação bancária por metro quadrado (m2) situou-se nos 1.055 euros em fevereiro.
A queda do valor dascasas foi comum a todas as regiões, mas a descida mais expressiva em termos homólogos foi a da região de Lisboa, com uma reduçãode 134 euros (-9,6%). Já na comparação mensal, foram a Região Autónoma da Madeira e o Norte que se destacaram, com descidasde 1,4% e 1,7%, respetivamente.
Da análise interanula resulta que os bancos estão a cortar sobretudo no valor dosapartamentos, onde se deu uma descida de 9,3%, para 1.091 euros/m2, ao passo que nas moradias o valor caiu 3,7% para 996 euros/m2.
NasÁreas Metropolitanas de Lisboa e do Porto, os valores baixaram 0,3 e 1,7%, respetivamente, face a janeiro. Já face a fevereirodo ano passado, as quedas foram de 9,6 e 7,6%.
A Área Metropolitana de Lisboa registou um valor médio de avaliaçãode 1.264 euros/m2, e a Área Metropolitana do Porto de 990 euros/m2.
Fonte: Agência Financeira