Crédito habitação: taxas de juro continuam a cair
A taxa de juro implícita no conjunto dos contratos de crédito à habitação em vigor diminuiu 0,020 pontos percentuais (p.p.)em fevereiro face ao mês anterior, fixando-se em 2,687%.
De acordo com dados do Instituto Nacional de Estatística(INE), esta descida reflete «a descida das taxas Euribor observada nos últimos meses». A taxa de juro verificada em fevereiroé no entanto ainda superior, em 0,877 p.p., ao valor de junho de 2010, momento em que se verificou a taxa mais baixa da série(1,810%).
Apesar da descida na taxa implícita no conjunto de todos os contratos em vigor, nota-se um aumento de 0,181p.p. na taxa dos contratos celebrados nos últimos 3 meses, para 4,439%. Para estes contratos, o aumento acumulado desde maiode 2010 (mês em que se registou a taxa mínima da série) foi 2,441 p.p..
O valor médio do capital em dívida dos contratosde crédito à habitação situou-se, em fevereiro, em 59.484 euros, diminuindo 17 euros comparativamente com o valor observadono mês anterior.
O valor médio da prestação vencida para a totalidade dos contratos em vigor manteve-se, em fevereiro,em 295 euros, igual ao verificado nos dois meses anteriores.
Fonte: Agência Financeira