Habitação: prestações revistas em abril vão cair
Os encargos das famílias com o crédito à habitação vão voltar a cair em abril, de acordo com os cálculos feitos pela Deco/Protestepara a Lusa. A poupança vai rondar os 15 euros mensais.
A Deco toma como exemplo um crédito à habitação de 150 mileuros a 30 anos para contratos indexados à taxa Euribor a seis meses (cuja média de março ficou em 1,164%) e um spreadde 1% e conclui que uma família nestas condições terá uma poupança de 13,85 euros face ao valor pago em março.
Ataxa Euribor a seis meses ainda é a mais usada nos contratos de crédito à habitação em Portugal.
Já no caso de umempréstimo com exatamente as mesmas condições, mas indexado à taxa Euribor a três meses (cuja média ficou este mês nos 0,858%),a prestação vai descer de 558,04 euros em março para 543,84 euros em abril, numa diferença de 14,20 euros.
A quedana prestação da casa acompanha a redução das taxas Euribor, que a três e a seis meses bateram esta sexta-feira mínimos dejulho de 2010.
No entanto, convém recordar que as revisões feitas em abril, com base nas médias mensais das Euriborem março, só terão reflexo nas mensalidades a pagar em maio.
As taxas Euribor (fixadas pela média das taxas às quaisum conjunto de bancos está disposto a emprestar dinheiro no mercado interbancário) estão numa curva descendente desde meadosde dezembro de 2011, mês em que o Banco Central Europeu (BCE) baixou a taxa de juro diretora para o mínimo histórico de 1%.
Napróxima semana, o Conselho de Governadores do BCE toma uma nova decisão quanto à taxa diretora, com os analistas a perspetivarema manutenção desta em mínimos, valor em que se deverá manter nos próximos meses.
Fonte: Agência Financeira