A torneira do crédito fecha-se cada vez mais, mas os bancos lá vão aumentando a margem de lucro nos empréstimos concedidospara habitação. O spread médio duplicou num ano.
Os dados do
portal «Conhecer a Crise», lançado na terça-feira, mostram que esta margem de lucro era, emmédia, de 1,6 pontos percentuais em janeiro de 2011 e que, um ano depois, subiu para os 3,3 pontos. Números que vêm destacadosno «Jornal de Notícias» desta terça-feira.
Se consultarmos o portal «Conhecer a Crise» verificamos ainda que havia,no final do ano passado, 4.593.177 pessoas com empréstimos, sendo que 670.604 estão já numa situação de incumprimento.
OAlentejo é a região com as estatísticas mais negras (4,1% do valor total de empréstimos), seguida da Madeira (4%) e de Lisboae Vale do Tejo, bem como a região Norte (ambas com 3,8% do total de incumprimento).
A maioria das pessoas está emsituação de incumprimento no que toca ao crédito para o consumo e outros fins (16,2%), bem mais do que os 5,7% que não conseguempagar a prestação da casa ao banco.
Fonte: Agência Financeira