Pessoa colectiva de livre constituição e de capital e composição variáveis, que visa, através da cooperação e entreajuda dos seus menbros e na observância dos principios cooperativos, a satisfação, sem fins lucrativos, das necessidades económicas, sociais ou culturais daqueles e da comunidade, podendo ainda, para o efeito, realizar operações com terceiros.
Cooperativa que tem como principal objectivo a promoção ou aquisição de habitação para os seus membros, podendo transmitir os fogos aos seus membros em regime de propriedade colectiva e em regime de propriedade individual.
Aceitar o ingresso de alguém numa organização, sem o cumprimento das formalidades habituais.
Posse de uma propriedade em comum com outrem, na proporção do investimento feito.
Estrados ou edificações apropriadas, erguidas em praças ou jardins públicos, onde actuam as bandas musicais e se realizam concertos.
Na arquitectura clássica, elemento arquitectónico saliente presente no limite de um entablamento, que obedece a regras e proporções determinadas consoante as várias ordens. Também qualquer tipo de molde ornamental saliente, que corre ao longo de um edfício ou de uma parede interior de um compartimento, com função de remate decorativo.
Peça de madeira, metal ou pedra, comprida e fixa ao chão ou às paredes, que acompanha escadas ou rampas, para servir de apoio aos que sobem ou descem. Barra semelhante a essa peça que serve de apoio, encosto ou parapeito em qualquer varanda.
Oxidação destrutiva de um metal/liga pelo meio que o rodeia.Processo pelo qual o metal retorna ao seu estado natural através da reacção de oxidação com o ambiente não metálico (e. g., oxigénio e água). Desintegração ou deterioração do elemento por electrólise ou ataque.
Indicação do nível da soleira da porta da entrada principal de um edifício, em relação a um ponto fixo, que costuma ser o lancil do arruamento fronteiro ao edifício, dada pela entidade municipal que licencia a construção. Nos termos legais deve ser referida ao levantamento geodésico de precisão do país.
Número que indica o nível altimétrico de um ponto em relação a um plano horizontal; em topografia convencionou-se que este último seria o que passa pelo zero topográfico (a média das medidas das mais altas praias-mar dos últimos 30 anos). As medidas expressam-se em metros. Resulta do conjunto das cotas (e eventualmente da sua união em curvas de nível) um modelo descritivo da morfologia do terreno.
![]() |
©2025. Todos os direitos reservados Termos de uso Declaração de privacidade Copyright |
Siga-nos no![]() |