Etnia de raiz indo-europeia, de cultura nómada e mercantil, que se espalhou por todo o mundo ocidental, especialmente pela Europa.
Moldura de cornija meio convexa na parte superior e meio côncava na parte inferior.
Moldura com tanta saliência como altura, formada por dois arcos de circunferência, côncavo o superior e convexo o inferior, e que serve de remate da cornija. Remate superior de uma fachada, constituído por diversas molduras, cada uma das quais, pela sua posição e forma, assume uma designação especifica.
Guarnição em cerâmica, metal ou pedra que coroa a parte superior do telhado.
A ECO-92, Rio-92, Cúpula ou Cimeira da Terra são nomes pelos quais é mais conhecida a Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento (CNUMAD), realizada entre 3 e 14 de junho de 1992 no Rio de Janeiro. O seu objetivo principal era encontrar meios de conciliar o desenvolvimento sócio-económico com a conservação e protecção dos ecossistemas da Terra. A Conferência do Rio consagrou o conceito de desenvolvimento sustentável e contribuiu para a mais ampla conscencialização de que os danos sobre o meio ambiente eram maioritariamente da responsabilidade dos países desenvolvidos. Reconheceu-se, ao mesmo tempo, a necessidade de os países em desenvolvimento receberem apoio financeiro e tecnológico para avançarem na direção do desenvolvimento sustentável. Naquele momento, a posição dos países em desenvolvimento tornou-se mais bem estruturada e o ambiente político internacional favoreceu a aceitação pelos países desenvolvidos de princípios como o das responsabilidades comuns, mas diferenciadas. A mudança de percepção em relação à complexidade do tema deu-se de forma muito clara nas negociações diplomáticas, apesar do seu impacto ter sido menor do ponto de vista da opinião pública.
Material inorgânico finamente moído que, quando misturado com água, forma uma pasta que faz presa e endurece em virtude das reacções e processos de hidratação e que, depois de endurecer, mantém a sua resistência e estabilidade debaixo de água.
Código do Imposto Municipal sobre Imóveis, segundo o Decreto-Lei 287/2003, de 12 de Novembro.
Peça linear, envolvendo um corpo, sujeita principalmente a esforços de tracção.
Ferramenta de corte por percussão utilizada para trabalhar a pedra.
Circulações são todas as áreas que permitem a comunicação entre diferentes partes de um edifício. Devem obedecer a determinadas dimensõe definidas no RGEU (Regulamento Geral de Edificações Urbanas) e nos regulamentos de segurança contra incêndios. As circulações são horizontais quando interligam espaços ao mesmo nível (corredores, galerias, halls, passadiços). As circulações são verticais quando interligam espaços em níveis diferentes (escadas, rampas, elevadores, escadas rolantes). Ver RGEU.
![]() |
©2025. Todos os direitos reservados Termos de uso Declaração de privacidade Copyright |
Siga-nos no![]() |