Colocação de vários elementos arquitectónicos (paredes, colunas, etc.) ou edifícios, na mesma linha, plano ou eixo. Fileira de menires ou blocos de pedra.
Conjunto de peças de madeira que guarnece o vão de uma porta. Faixa de azulejo, madeira ou pedra, que reveste as paredes até uma certa altura do chão, no guarnecimento de arestas dos vãos e dos cantos de alvernaria.
Representação das almas sofrendo nas chamas do Purgatório. Encontram-se inseridas em nichos protectores, capelas, oratórios e cruzeiros que, por semelhança ás suas funções, costumam ter a mesma designação. Símbolos da religiosidade popular, apelam ás orações e esmolas dos crentes, com o fim de apaziguar as penas de almas dos condenados ao Purgatório. Desenvolvem-se e autonomizam-se com o advento das "Confrarias das Almas", especialmente após a Contra-Reforma.
Espessura de material saliente, ou reentrante em relação ao plano da aplicação, normalmente de pedra, madeira ou reboco por vezes moldurada no contorno. Quando em pedra os próprios blocos formam uma almofada que pode ter uma rusticação. Ocorre por vezes em portas ou lambris que revestem parcialmente compartimentos interiores. As almofadas, executadas em portas constituiem peças independentes que podem ter formas variadas como o rectângulo ou a "ponta de diamante", encaixilhadas nas couceiras e travessas da grade.
Local cercado por paredes e coberto que proporciona aos seus ocupantes privacidade e o desempenho de determinadas funções como a protecção contra as intempéries, o dormir, o preparar refeições, o lazer, o convívio familiar, etc. Esse local é fisicamente idependente, isto é, os seus ocupantes não necessitam de atravessar outras unidades de alojamento para entrar ou sair da unidade onde residem.
Unidade de habitação que, pelo modo como foi construída, ou como está a ser utilizada, se destina a alojar, normalmente, apenas uma família (Ex: barraca, casa rudimentar de madeira, alojamento clássico, alojamento privado, alojamento móvel, outros).
Local distinto e independente, constituído por uma divisão ou conjunto de divisões e seus anexos, num edifício de carácter permanente ou uma parte distinta do edifício destinado à habitação de apenas uma família/agregado doméstico privado.
Instalação destinada à habitação humana que tenha sido construída de modo a ser transportada ou que constitua uma entidade móvel.
Alojamentos não habitados. Para efeitos estatísticos, consideram-se devolutos os alojamentos familiares clássicos vagos que não se encontram disponíveis no mercado de habitação.
Construção à frente de uma fachada ou porta pouco profunda e normalmente sustentada por colunas, pilares ou muros laterais.
![]() |
©2025. Todos os direitos reservados Termos de uso Declaraçăo de privacidade Copyright |
Siga-nos no![]() |