Designação habitualmente dada a toda e qualquer habitação construída por emigrantes portugueses em qualquer parte do território nacional que, por ostentar nítidas influências dos estilos arquitectónicos típicos dos países de emigração dos respectivos proprietários, apresenta características e/ou até é feita de materias que destoam, de forma por vezes chocante, do estilo das habitações tipicamente portuguesas existentes à sua volta ou do ambiente regional e paisagístico em que estão implantadas.
Habitação geralmente modesta, com muitos quartos, em que cada um deles é arrendado, ao dia, à semana ou ao mês, a viajantes ou pessoas que trabalhem nas suas imediações. Os serviços prestados pela Casa de Hóspedes resumem-se, geralmente, à dormida e pequeno almoço, podendo, no entanto, ajustar-se a outros regimes, como os de tratamento de roupas e o de refeições principais.
O nº1 do artº 1673º do Código Civil determina que os cônjuges devem escolher de comum acordo a residência familiar, atendendo nomeadamente às exigências da sua vida profissional e aos interesses dos filhos e procurando salvaguardar a unidade da vida familiar.
Estabelecimento autorizado a emprestar dinheiro recebendo como garantia do seu crédito qualquer objecto. As casas de penhores, conhecidas vulgarmente por prego, têm grandes tradições em Lisboa e Porto. A elas recorrem normalmente as pessoas com dificuldades económicas, dos mais variados estratos sociais, nomeadamente, vendedores ambulantes que, devido à natureza da sua actividade profissional, passam por períodos de depressão económica.
A casa atribuída aos porteiros faz parte do seu salário. O valor a atribuir à habitação do porteiro deve ser calculado nos termos do Anexo I da Portaria do Ministério do Trabalho, de 02.05.1975, alterada pela portaria de 20.06.1975.. No entanto, o valor global da habitação do porteiro não poderá nunca exceder 25 por cento da respectiva remuneração.
Casa organizada em torno de um espaço aberto de planta geralmente rectangular, para o qual abrem as diversas dependências, desfrutando de luz e ventilação natural.
São casas construídas duas a duas, normalmente com as mesmas divisões, porém invertidas. Têm uma das paredes laterais unida à outra casa. Essa parede pode pertencer, em comum, às duas casas.
Descrição Edifício tipicamente brasileiro, residência dos grandes proprietários rurais das plantações de cana de açúcar do Nordeste e, mais tarde, das plantações de café do Rio de Janeiro e S. Paulo. Constitui uma tipologia arquitectónica emblemática de todo o sistema sócio-económico ligado aos latifúndios e à utilização intensiva de mão-de-obra.
O mesmo que casa de morada de família.
Designação amplamente divulgada nos trabalhos teóricos do arquitecto Raul Lino, em particular na sua publicação datada de 1933 com o título Casas Portuguesas. Enaltecendo as qualidades da casa simples que se construía um pouco por todo o país na segunda metade do século XIX, dela extraíu princípios básicos relativos à organização espacial, aos aspectos construtivos e decorativos que deveria compor a moderna casa portuguesa.
![]() |
©2025. Todos os direitos reservados Termos de uso Declaração de privacidade Copyright |
Siga-nos no![]() |