Documento da responsabilidade municipal que visa definir um quadro coerente de intervenções que viabilizem uma estratégia de desenvolvimento de médio e longo prazos para determinada cidade. Os principais objectivos do PE são a melhoria da qualidade do meio urbano, o reforço da coesão intra-regional, o apoio à realização de estudos integrados e estratégicos do desenvolvimento da cidade e o apoio à implementação do Plano Director Municipal.
De acordo com a nomenclatura da União Europeia (2003), as PME classificam-se como: Média ¿ Se tiverem até 250 trabalhadores permanentes, 50 M¿ (milhões de Euros) de facturação anual ou 43 M¿ de balanço anual; Pequena ¿ Se tiverem até 50 trabalhadores permanentes, 10 M¿ de facturação anual ou 10 MÐ de balanço anual; Micro-empresa ¿ Se tiverem até 10 trabalhadores permanentes, 2 M¿ de facturação anual ou 2 M¿ de balanço anual. As PME podem, portanto, ser médias, pequenas ou micro-empresas. Segundo o Instituto Nacional de Estatística (dados de 1998) existem em Portugal 214 000 PME, o que representa 99,5% do tecido empresarial português. Essas empresas empregam 1,72 milhões de pessoas (74,7% do emprego em Portugal) e representam um volume de negócios de 120,8 mil M¿ (58,9% do volume de negócios nacional). Na Europa, os números não são, percentualmente, muito diferentes. O ¿Observatory of European SMEs 2002¿ revela que na Europa existem 20 445 000 de empresas, das quais 20 415 000 são PME (99.8% das empresas europeias são PME): 93% são micro-empresas, 6% são pequenas empresas, 0,8 são médias empresas e só 0,2% são grandes empresas.
Composto químico de elevado peso molecular resultante de um número de unidades estruturais ligadas entre si por ligações covalentes. As moléculas simples que podem tornar-se unidades estruturais são chamadas monómeros.
Arte ou ciência de governar um estado. Sistema particular de governo. Exercício do poder organizado com vista a uma acção específica; modo de dirigir os assuntos sectoriais de um Estado. Orientação ou conjunto de directrizes que regem a actuação de uma pessoa ou entidade.
Local do envelope do edifício onde é mais fácil e directa a transmissão do calor.
Separação e expulsão de pequenas porções da superficie do elemento, com forma cónica, relativamente rasa, devido a pressão interior . Pequenos: <10mm de diâmetro; médios: 10 - 50mm; grandes: >50mm.
A relação, normalmente expressa em percentagem, do volume de vazios num material sobre o volume total do material, incluindo os vazios.
Elemento exterior ou interior em madeira ou alumínio que possibilita o obscurecimento total das janelas e das portas que existe nas fachadas e nos pavimentos para absorver as variações térmicas.
Estrutura contínua constituída principalmente por barras horizontais e verticais.
Produto natural ou artificial constituído essencialmente por sílica e alumina que, apesar de não ter por si só propriedades aglomerantes e hidráulicas, contém constituintes que às temperaturas ordinárias se combinam, em presença da água, com o hidróxido de cálcio e com os diferentes componentes do cimento, originando compostos de grande estabilidade na água e com propriedades aglomerantes.
![]() |
©2025. Todos os direitos reservados Termos de uso Declaração de privacidade Copyright |
Siga-nos no![]() |