Espécie de cesta paralalepipédica, feita de malha de varões de ferro e rede galvanizada, que se enche de terras e pedra para utilizar como elemento de contenção em muros de suporte de terras, sendo designado por muro em gabiões. O modo de execução dos muros de suporte é o seguinte: os cestos são empilhados de forma a construir uma estrutura de retenção. Podem ser feitos degraus para o exterior com o objectivo de fazer floreiras como enquadramento paisagístico. Depois o muro é dividido em células por diafragmas de rede dispostos de metro a metro (rede galvanizada). O gabião é cheio de pedra britada com granulometria superior à abertura da rede metálica. É essencial ligar os vários componentes por forma a obter-se uma estrutura monolítica capaz de resistir a cargas e deformações severas. Quando o muro suporta um aterro deve ter-se em atenção a compactação. A drenagem longitudinal no tardoz é feita com geotêxtil para não danificar o aterro.
Lugar elevado onde falam os oradores. Corredor ou sala extensa onde se reúnem ou se expõem colecções de obras de arte. Corredor subterrâneo de uma mina. Corredor aberto por arcadas ou colunatas, extenso e largo. Corredor de acesso aos fogos de um piso do edifício (distribuição por galeria).
Lugar de garagem individualizado, desde que fracção autónoma da habitação.
No contexto do crédito imobiliário, a garantia dada é a hipoteca do imóvel que é objecto do empréstimo, ou em casos pontuais, a hipoteca de outro imóvel ou o penhor de títulos cotados na bolsa
Todas as acções planeadas e sistemáticas necessárias para garantir que o produto final desempenha a função pretendida.
Entrega de bens imóveis que garantem ao credor o direito de ser pago pelo valor desses mesmos bens pertencentes ao devedor ou a terceiro, com preferência sobre os demais credores que não gozem do privilégio especial ou de prioridade de registo. ( Art. 686º do C. Civil)
Elemento construtivo em pedra natural que possibilita o escoamento das águas (chuvas) para o exterior.
Serviços dependentes das CCDR incumbidos de realizar a assessoria técnica solicitada pelos municípios que integram a respectiva área de actuação. Os GAT regulam-se pelo DL nº 58/79, de 29 de Março.
Esquina ou ângulo de um edifício. Referente a um quarteirão, é o edifício de esquina. Forma de um degrau de uma escada quando esta é mais estreita de um lado. Peças de madeira, com forma côncava ou convexa usadas em trabalhos de carpintaria.
Elementos arquitectónicos ou peças escultóricas idênticas, agrupados aos pares e geralmente com um elemento de união comum. Habitações idênticas agrupadas aos pares, com arranjo interior simétrico.
![]() |
©2025. Todos os direitos reservados Termos de uso Declaração de privacidade Copyright |
Siga-nos no![]() |