Face vertical de um degrau.
Conjunto de estacas. Solução de fundação indirecta de um edifício, resultante de terrenos com pouca capacidade de carga, que consiste na realização de estacas e de maciços de amarração, em vez de sapatas, cuja função é transmitir as cargas dos pilares ao terreno. A profundidade a que é necessário cravar as estacas vai depender das sondagens feitas no local e corresponderá a um nível de solos com capacidade resistente às cargas transmitidas pelos maciços de amarração.O termo aplica-se também quando em obras provisórias, em ensecadeiras ou entivações de grande porte. Ver sapata.
Ver beneficiação.
Ver conservação.
Elemento de gesso armado constituído por uma estrutura que incorpora madeira, arame, linhagem e estopa que serve para executar tectos falsos.
Conjunto de instalações provisórias de apoio onde operários e técnicos trabalham na construção de uma mesma obra.
Parte da Geometria que tem por objecto o estudo de figuras geométricas não planas. Estudo das formas dos blocos de cantaria.
Indivíduo de nacionalidade não portuguesa a quem foi concedida uma autorização de residência pelos serviços oficiais competentes.
Cada um dos elementos de aço que circunda os ferros ou varões numa armadura, ligando-os transversalmente, quer para os manter em posição antes do enchimento, quer para lhe dar resistência a esforços tranversos. Contraforte de descarga de arco botante. Ver contraforte. Ver arco botante.
Corpo ou conjunto de corpos adequado a resistir a solicitações.
![]() |
©2025. Todos os direitos reservados Termos de uso Declaração de privacidade Copyright |
Siga-nos no![]() |